Seturn - 16/11

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

22/05/2012 19h40

Autoridades e imprensa acompanham instalação da estrutura acima do solo do Arena das Dunas

Durante coletiva, Chefe do Executivo Estadual fala também de obras de infraestrutura turística e de mobilidade urbana

notícias relacionadas

Na tarde desta terça-feira (22), a governadora Rosalba Ciarlini participou de um almoço no canteiro de obras da Arena das Dunas e acompanhou, ao lado da imprensa, a instalação dos pilares pré-moldados do estádio. A primeira estaca da nova etapa foi erguida 45 dias antes do previsto no cronograma apresentado à FIFA e à CBF e mantém a cidade-sede sem nenhum atraso no calendário de obras desde o início das construções.

A governadora Rosalba Ciarlini participou ainda de uma coletiva de imprensa acompanhada do secretário Extraordinário Para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Torres, e respondeu a perguntas sobre mobilidade urbana, cumprimento do cronograma de construção do novo estádio e melhorias em importantes equipamentos turísticos no Rio Grande do Norte.

Durante a entrevista, a governadora declarou que atualmente mais de 700 homens trabalham no canteiro de obras e que o número chegará a 1300 funcionários se revezando em jornadas contínuas. De acordo com Rosalba Ciarlini, isso mostra a disposição da garantia que a Arena das Dunas estará pronta bem antes da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Segundo a governadora, a instalação da primeira estaca "significa que estamos ganhando 45 dias em relação ao cronograma que foi estabelecido. Os pilares maiores, como é o caso dessa viga que está sendo instalada, estava prevista para ser colocada apenas no início de julho e hoje estamos fazendo isso".

O secretário Demétrio Torres ressaltou que a antecipação "abre novas janelas para as próximas etapas que vêm em seguida. Isso é o mais importante. Hoje nós estamos realizando um serviço que só seria feito em julho e, consequentemente, estamos ganhando tempo na colocação das lajes das arquibancadas e, mais uma vez, avançando no cronograma. Essa parte de conclusão da superestrutura vai até o primeiro trimestre de 2013".

Mobilidade urbana e outras obras

Rosalba Ciarlini falou ainda sobre as obras de mobilidade urbana, que auxiliarão no transporte de passageiros no período da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e será um dos principais legados do evento realizado em Natal. Como exemplo, a governadora citou os túneis no prolongamento da Avenida Prudente de Morais, construída com recursos próprios do Governo.

Além disso, todos os recursos das obras de mobilidade urbana de responsabilidade do Governo do Estado estão assegurados, assinados e contratados, como é o caso das obras da Avenida Engenheiro Roberto Freire, um dos principais corredores de Natal, o viaduto da Av. Prudente de Morais a BR-101, os acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, além de todos os contornos que interligam as BRs e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Todos os projetos estão contratados e em processo de preparação para serem iniciados. O Governo do RN assume ainda uma obra que estava parada há mais de cinco anos, que é o PróTransporte, essencial para a mobilidade.

Outros pontos que serão beneficiados com a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 serão o Forte dos Reis Magos, que comporá o cenário das Fun Fests, eventos promovidos pela FIFA que transmitem jogos durante o dia e trazem eventos culturais durante a noite. O Forte será reestruturado, conservado "para dar condições de o turista apreciar e poder voltar", segundo a Governadora.

Outro benefício será o Museu da Rampa, que levará o turista a conhecer a história da aviação no RN durante a 2ª Guerra Mundial, que teve o RN como ponto essencial para a vitória das tropas aliadas. Além disso, a Biblioteca Câmara Cascudo passará por reforma e ampliação, assim como a Via Costeira passará por intervenções para "dar mais condições para o turista que vista Natal", comentou Rosalba Ciarlini.

Cronograma

A construção da Arena das Dunas já está 23,03% concluída, segundo dados referentes a 30 de abril. Neste momento, todo o trabalho de infraestrutura do estádio já chega a 54,18% de realização, enquanto a instalação das estacas de fundação está na reta final e será concluída com 45 dias de antecedência.

De acordo com o secretário Demétrio Torres, a construção da Arena das Dunas deverá ultrapassar os 50% até o final deste ano. A previsão de entrega do estádio é dezembro de 2013.

Fonte: Assecom/RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo