Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

24/09/2015 10h51

Movimento já capacitou mais de três mil empreendedores potiguares

Até o dia 2 de outubro, o Sebrae promove capacitações gratuitas nas áreas de vendas e finanças voltadas para potenciais empreendedores e empresários.

notícias relacionadas

Mais de três mil empreendedores potiguares já foram capacitados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte desde agosto deste ano, quando foi lançado o Movimento Compre do Pequeno Negócio. E para instruí-los ainda mais, o Sebrae promove até o dia 2 de outubro uma série de capacitações gratuitas. A ação começou na última segunda-feira (21), na sede da instituição, em Natal, e em várias cidades do estado, e tem o objetivo de qualificar os empreendedores a enfrentar os momentos de incertezas econômicas, com ênfase nas áreas de gestão financeira e vendas, apontadas como uma das mais frágeis no meio empresarial. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo 0800 570 0800.

A empresária Jacqueline Ferreira sabe bem como é passar por dificuldades financeiras. Há quase 20 anos, ela está à frente do Centro Educacional Cardoso, uma escola de educação básica e fundamental, localizada em Nova Descoberta, zona Sul de Natal. A administradora percebeu que se capacitar é a melhor maneira de ampliar o negócio e decidiu procurar o Sebrae para aperfeiçoar os conhecimentos em gestão e tirar dúvidas sobre como gerir o empreendimento, enquadrado como Empresa de Pequeno Porte (EPP) – aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano.

Até o momento, Jacqueline Ferreira já participou das palestras ‘Estratégias de Vendas’ e ‘A importância do Capital de Giro para o Sucesso do seu Negócio’, e conta que as orientações têm sido um divisor de águas para melhorar a gestão do negócio. “A gente que é dona de uma empresa sempre tem que está inovando e reciclando conhecimentos para saber administrar da melhor maneira possível”, diz.

De acordo com a gerente da Unidade de Orientação Empresarial, Gilvanise Borba, quando não há procura por qualificação, as áreas de vendas e finanças são as mais afetadas dentro de uma empresa. Principalmente em um momento de instabilidade econômica que vivencia o Brasil. Por isso, o Sebrae está investindo fortemente nessas duas temáticas. “A qualificação é importante em todos os momentos e se torna essencial em época de retração econômica que enfrenta o país”aconselha.

Gilvanise Borba ainda lembra que as capacitações também são primordiais para os empresários que vão participar da semana de renegociação de dívidas com instituições financeiras, que ocorre de 5 a 9 de outubro, nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó. A iniciativa também faz parte do Movimento Compre do Pequeno Negócio e tem o intuito de aproximar empreendedores, cujas empresas estão inadimplentes. “Não adianta a gente fazer renegociação, se as deficiências de gestão não estiverem bem resolvidas, porque a empresa poderá no futuro cair na mesma situação, ou até ficar pior do que estava”, explica.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio é realizado em todo o Brasil e tem o objetivo de estimular a compra de produtos e serviços nas pequenas empresas. Em todo território potiguar, já somam quase 130 mil negócios formalizados.

Até o dia 2 de outubro, centenas de empreendedores devem receber instruções sobre ‘Como atrair, conquistar e manter clientes’, ‘Controle sua empresa, antes que ela descontrole você!’, ‘Alta Performance em Vendas’, ‘A Importância do Capital de Giro para o Sucesso do seu Negócio’, ‘Como atrair, conquistar e manter clientes’, ‘Educação Financeira’ e ‘Fluxo de Caixa: Controle e Planeje as Finanças da sua Empresa’. Em Natal, as palestras ocorrem sempre às 19h, na sede do Sebrae.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo