Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/04/2012 20h07 - Atualizado em 20/04/2012 20h18

Idiarn passará a usar Siapec

Novo sistema também deverá se comunicar com plataforma do Ministério da Agricultura

Por: Marcelo Lima

notícias relacionadas

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) vai utilizar o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) para realizar o controle de informatizado de ações de defesa sanitária animal e vegetal.

Para fazer a instalação, licenciamento e capacitação de funcionários que utilizarão o sistema, a empresa de tecnologia da informação SM Soluções para Gestão de Informação foi escolhida por meio de licitação. Celebrado este mês, o contrato é no valor de R$ 36.999,30 a ser pago em seis parcelas. O Siapec já é utilizado em Estados como Bahia e Pará.

Essa é uma das exigências do Ministério da Agricultura para que o Rio Grande do Norte não perca o status de zona de risco médio de aftosa com vacinação. Segundo produtores do Estado, as guias de trânsito animal eram preenchidas manualmente, o que deve mudar com a instalação do sistema.

Outra exigência cumprida mês passado foi a contratação de pessoal para o órgão. “Todos os itens que o ministério está nos pedindo estamos cumprindo por partes”, afirmou a dirigente interina do Idiarn.  As exigências foram feitas depois de auditoria do ministério no Estado, que constatou a precariedade estrutural do Idiarn. 

Plataforma nacional

Dentro de 60 dias, o Siapec do Rio Grande do Norte terá que se integrar também a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que foi lançada esta semana pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Confederação Nacional da Agricultura. Com a plataforma, todas as informações do setor no Brasil estarão centralizadas pelo Mapa. Isso auxilia na tomada de decisões rápidas no caso de alguma eventualidade sanitária. 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo