Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/01/2011 18h46

Recebimento de documentos para concorrência foi prorrogado para 2 de março

Titular da Secopa, Demétrio Torres apresentou cronograma que vai da publicação do edital à ordem de serviço.

notícias relacionadas

O secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014 - Secopa, Demétrio Torres, comunicou no início da tarde desta sexta-feira (14) a prorrogação para 2 de março do recebimento dos documentos de credenciamento, proposta e habilitação relativos à concorrência internacional da concessão administrativa para demolição e remoção do Machadão e Machadinho, além da construção, manutenção e gestão da operação do estádio Arena das Dunas e de seu estacionamento.

"A prorrogação não compromete, em hipótese alguma, os prazos estabelecidos pela FIFA juntamente com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal do Natal e atende a necessidade de empresas de grande porte interessadas em participar do certame", disse Demétrio Torres durante coletiva de imprensa no auditório da Governadoria.

Durante a coletiva, Demétrio Torres apresentou o cronograma de atividades relativo à construção da Arena das Dunas, que vai da publicação do edital até a Ordem de Serviço. Pelo cronograma, a abertura das propostas técnicas será no dia 4 de março e a divulgação do resultado dia 11 de março. A abertura das propostas comerciais está prevista para dia 15 de março com a divulgação dia 22. Dia 23 de março será apresentado o vencedor da licitação e a ordem de serviço será efetuada dia 5 de abril.

O secretário da Secopa disse que até o momento tinha dado informações pontuais porque precisou de tempo para tomar conhecimento da situação em que se encontra o processo. "Estava colhendo informações junto ao Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Prefeitura Municipal de Natal para conseguir formular um cronograma de atividades e informar a sociedade", disse o secretário. "Daqui pra frente queremos trabalhar com muita transparência. Vamos informar todos os passos", garantiu.

Pela avaliação do titular da Secopa, nesses 15 primeiros dias de trabalho, muita coisa foi feita, tanto que "sete empresas compraram o edital. Isso porque o Governo do Estado está oferecendo garantias e mostrando interesse em realizar a obra, que irá trazer grandes benefícios para Natal", falou Demétrio. O secretário comentou que existem muitas pessoas, instituições e até estados vizinhos que torcem para que Natal não seja mais sede da Copa do Mundo de 2014.

"Notícias negativas são lançadas a todo o momento. Estamos falando de um negócio, uma Parceria Público Privada cuja obra se trata de um equipamento de multiuso para esporte e entretenimento que deverá atrair grandes eventos para a cidade. Isso gera ciúme e inveja", completou.

Segundo Demétrio Torres, todo o andamento do processo será divulgado, para mostrar que os prazos estão sendo cumpridos e que Natal está se preparando e tem condições de receber o evento. "Estamos unindo esforços: Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Prefeitura de Natal, órgãos fiscalizadores, todos focados no mesmo objetivo que é cumprir os prazos definidos pela FIFA para que Natal faça parte do seleto grupo formado por quatro capitais do Nordeste que irão ciceronear o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo", disse.

Ao lado do procurador-geral do Estado, Miguel Josino, do procurador-geral do município do Natal, Bruno Macedo, e do secretário municipal de obras e infraestrutura (Semopi), Sueldo Soares, o titular da Secopa, Demétrio Torres, salientou que Natal tem pontos favoráveis que pesam na avaliação do Comitê Organizador da Copa. Ele apontou o fato de o Estádio ficar próximo à BR 101 e a proximidade com a rede hospitalar de urgência e emergência e com a rede hoteleira.

"Além disso, Natal foi a primeira, entre as cidades que vão sediar a Copa, a elaborar um projeto de mobilidade pensando no evento", avaliou Demétrio, acrescentando que estes são pontos que devem ser valorizados a todo o instante em prol da realização da Copa em Natal.

Cronograma

* Publicação do edital.....................................................30/12/2010
* Divulgação e prorrogação do prazo para entregadas propostas15/01/2011
* Entrega e abertura das propostas.......................................02/03/2011
* Abertura das Propostas Técnicas.........................................04/03/2011
* Divulgação do resultado da proposta técnica.........................11/03/2011
* Abertura das Propostas Comerciais......................................15/03/2011
* Divulgação do resultado da proposta comercial.....................22/03/2011
* Divulgação do vencedor da licitação....................................23/03/2011
* Homologação e Adjudicação do contrato..............................28/03/2011
* Assinatura do contrato......................................................04/04/2011
* Ordem de Serviço.............................................................05/04/2011

Com informações da Agência RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo