Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/03/2012 19h14

RN tem 100 projetos inscritos para o leilão de energia eólica do dia 20 deste mês

Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará estão na frente no número de empreendimentos previstos

Por: Marcelo Lima

notícias relacionadas

O primeiro leilão de energia eólica do ano está marcado para o dia 22 de março. Do total de 524 projetos de parques eólicos inscritos, 100 deles foram no Rio Grande do Norte. Isso coloca o RN na quarta colocação entre os Estados com mais projetos eólicos previstos para o leilão deste mês.

Com o maior número de projetos de investidores eólicos (135), o Rio Grande do Sul fica no primeiro lugar do ranking. A Bahia vem em segundo lugar com 128. Em seguida, vem o vizinho Ceará com 112 projetos inscritos para as suas terras.

O prazo para inscrição de projetos para concorrer ao leilão se encerrou em novembro do ano passado. A Empresa de Pesquisa Energética, responsável pelo processo de inscrição dos projetos de investidores, contabilizou 598 projetos inscritos somando-se às outra modalidades de fontes energéticas presentes no leilão para todo o Brasil (eólica, termelétrica a gás natural, termelétrica à biomassa, Pequena Central Hidrelétrica [PCH] e hidrelétrica).

Desse total, 80% dos projetos apresentados foram de parques eólicos, ou seja, 524 em números absolutos. Esta quantidade representaria 13.180 megawatts de capacidade instalada.

Apesar de ser o quarto mais procurado por investidores da energia eólica entre 20 Estados participantes, o Rio Grande do Norte faz parte do pequeno grupo que possui projetos de apenas um tipo de fonte energética para este leilão, que no caso potiguar é a eólica. Ao lado do RN estão Piauí (eólica), Alagoas (gás natural), Amapá (hidrelétrica) , Pará (hidrelétrica), Mato Grosso (PCH) e Roraima (biomassa) apenas com investimentos previstos para um tipo de fonte.

Também vale lembrar que o Estado potiguar foi segundo colocado no último leilão do ano passado, realizado dia 21 de dezembro. Ficou atrás apenas do Ceará em número de projetos contratados.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu 1º de janeiro de 2015 como data para início do fornecimento da energia comercializada neste leilão (001/2012 A-3).

O Rio Grande do Norte também será alvo de outro leilão da ANEEL no dia 20 de abril, juntamente com Pernambuco, Ceará, Bahia e Minas Gerais.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo