STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/06/2011 16h06

Leilão de transmissão de linhas no RN tem deságio de cerca de 58%

Com o leilão, o consumidor pagará tarifa mais baixa.

notícias relacionadas

O leilão de linhas de transmissão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) teve um resultado bastante positivo para o Rio Grande do Norte. O lote A, que prevê a instalação de 300 km de linhas no RN e na Paraíba, teve como ganhador o consórcio Extremoz, com a Chesf e a paulista Cteep, e teve o maior desconto em relação à Receita Anual Permitida (RAP) estimada, de cerca de 58%.

Já os lotes B e C, arrematados pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), tiveram deságio de 26% e 36%, respectivamente. Além disso, o leilão também beneficiou o consumidor, que pagará uma tarifa mais baixa, com a nova oferta de energia.

"Quem mais se beneficia é o consumidor, pois pagará menos pela transmissão, com reflexo nas tarifas", destacou o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) André Pepitone.

Outro fator relevante destacado pelo diretor é que os empreendimentos leiloados permitirão o aumento de injeção de 1.206 megawatts (MW) de potência, a partir de energia limpa (fontes eólicas). "Esse é um diferencial do Brasil, a inserção de energia proveniente de fontes renováveis para o crescimento do país", declarou.

Foram leiloados três lotes de empreendimentos com extensão total de 440 quilômetros (km), investimentos da ordem de R$ 750 milhões e geração de 4,5 mil empregos diretos. Os três lotes de empreendimentos vão integrar a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN), em conjunto com Instalações de Transmissão de Interesse exclusivo de Centrais de Geração para Conexão Compartilhada (ICG).

 

 

Fonte: Aneel


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo