Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

12/07/2011 08h49

RN recebe investimentos para produção de energia solar

Empresários alemães têm projetos na ordem de 1,5 bilhão de euros para serem investidos no RN.

notícias relacionadas

Projetos que incrementem a economia através de novas tecnologias, desenvolvimento sustentável e qualificação profissional. Para tratar de iniciativas como essas a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, receberam na tarde desta segunda-feira, 11, empresários alemães do setor de energias alternativas que no conjunto tem projetos da ordem de 1,5 bilhão de euros para o setor de energia solar para serem investidos no RN.

Acompanhados do presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Motta, responsável por convidar a comitiva à Natal, os empresários apresentaram para a governadora Rosalba Ciarlini um projeto de produção de placas para geração de energia solar a partir de areia, matéria prima abundante no estado, e posteriormente produção dessa energia no Rio Grande do Norte, formando assim uma unidade auto-sustentável e centro de capacitação profissional.

De acordo com o prefeito da cidade alemã de Furth im Wald, Johannes Müller, o projeto já vem sendo utilizado com sucesso apesar da pouca oferta de luz solar do país.

Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, projetos como esse são bem-vindos ao Rio Grande do Norte. "Se mesmo com uma estação de inverno rigoroso a produção desse tipo de energia limpa é possível na Europa, aqui no Estado iremos fazer os estudos necessários para estabelecer uma maneira de aproveitar nosso potencial para termos também bons resultados", disse Rosalba Ciarlini.

Atualmente no Estado já há algumas cooperativas que distribuem energia solar, e que poderiam passar a também produzi-la. "Temos que aprender e fortalecer essa atividade no Estado, levando as cooperativas locais para conhecerem o projeto. Capacitação de mão de obra local para geração de emprego, renda e desenvolvimento tecnológico, esse é o tipo de proposta que buscamos", disse a governadora Rosalba Ciarlini.

Também participou da reunião o presidente da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB/RN), Roberto Coelho.

 

Fonte: AssecomRN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo