Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/02/2011 11h12

RN terá R$ 8 bilhões em investimentos em energia eólica, diz Sedec

Instalação dos parques é responsável pela valorização dos terrenos dessas áreas.

notícias relacionadas

O titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Benito Gama, revelou em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, na edição deste domingo (06), que estão previstos R$ 8 bilhões em investimentos no setor de energia eólica do Rio Grande do Norte, para os próximos anos.

Segundo o secretário, são 79 parques eólicos em todo o estado, com energia já medida e confirmada para capacidade de produção. Na entrevista, Gama afirmou ainda que a instalação desses parques tem sido responsável pela valorização dos terrenos produtivos nessas regiões.

"Essas áreas de implantação dos parques estão se valorizando. Os investidores compram ou alugam os terrenos", disse Benito Gama ao Estadão. Ele destacou que a tendência é de uma valorização ainda maior, já que em maio ocorrerá um leilão de energia eólica.

O leilão, cuja data ainda será definida, envolverá fontes de energia alternativa, como os parques eólicos ou térmicas a biomassa ou gás natural. A concorrência será de novos projetos de plantas de usinas.

Vencerão o leilão os projetos que ofertarem energia pelo menor preço e, em seguida, as plantas são construídas. A expectativa é que o Governo Federal compre 2 mil MW. Para esse leilão, o prazo para cadastrar projetos vai até o dia 18 de março, na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Dois leilões semelhantes foram realizados, em 2009 e no ano passado. O Rio Grande do Norte foi o estado do país que teve o maior número de projetos aprovados nos dois leilões. No ano passado, foram aprovados 30 projetos.

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo