Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

30/08/2011 11h21

Instituto de Tecnologia é tema central do 1º Workshop de Energia Eólica

Evento reúne empresários e especialistas para discutir ações para o setor.

notícias relacionadas

O 1º Workshop para Formação de Redes Cooperativas em Tecnologia e Pesquisa em Energia Eólica Integradas aos Setores Empresariais será encerrado hoje (30). Nestes dois dias de evento, especialistas e empresários do setor vem discutindo o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de energia eólica no RN.

Dentre essas ações, destaca-se a criação do Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica do Rio Grande do Norte, que foi anunciado pelo governo do estado em fevereiro e deverá ficar pronto e três anos.

O orçamento para a construção do instituto está em torno de R$10 milhões e deverá ser construído em Macaíba, próximo ao distrito industrial. O valor corresponde a 0,1% do que a energia eólica movimentará no estado até 2014: R$10 bilhões.

"Tudo que se refere à ciência e tecnologia é importantíssimo para o desenvolvimento. No mundo de hoje, nós não podemos prever um futuro, com mais geração de emprego e renda, se não aproveitar todo o potencial que temos e se não estivermos caminhando lado a lado com a inovação e com a pesquisa para que a gente possa ter um desenvolvimento realmente sustentável", disse a governadora Rosalba Ciarlini, que prestigiou a solenidade de abertura do evento, na segunda-feira (29).

"Como o Rio Grande do Norte tem todo esse potencial dos bons ventos e já é no Brasil a área que se concentra o maior número de parques eólicos, isso é fundamental. O Governo do Estado parte na liderança desse empreendimento convocando as universidades, CTGÁS e todas as instituições públicas e privadas que possam se associar a esse instituto", concluiu.

O 1o Workshop para Formação de Redes Cooperativas em Tecnologia e Pesquisa em Energia Eólica Integradas aos Setores Empresarias é promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

"O Estado tem o maior potencial do Brasil na área de energia eólica. Nós temos, enquanto Governo e por recomendação da Governadora, a obrigação de criarmos instituições para dar sustentabilidade a esse projeto - do ponto de vista tanto técnico, tecnológico, como também de pesquisa de ponta - que venham otimizar e fazer com que, um evento como este alcance também os micros e pequenos empresários", explicou Bernardete Cordeiro, diretora presidente da Fapern.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo