Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

02/07/2011 08h36

Governo anuncia pagamento de atrasados do Programa do Leite

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, a dívida será paga em três parcelas neste mês, agosto e setembro.

notícias relacionadas

Em visita a 14ª Exponovos, Feira Agropecuária de Currais Novos, nesta sexta-feira, (1), a governadora Rosalba Ciarlini anunciou aos criadores de rebanhos leiteiros presentes no evento o pagamento de todos os atrasados relativos ao repasse do governo do Programa do Leito do ano de 2010. O valor já somava R$ 8,5 milhões, e de acordo com a líder do poder estadual, será pago em três parcelas neste mês, agosto e setembro.

Para o ex-presidente da Anorc, José Bezerra Júnior, o resgate do Governo do RN do Programa do Leite beneficiará a população de todo o estado. Segundo José Bezerra o aumento de cotas de algumas usinas que deveriam comprar produtor potiguar, mas que acabavam buscando matéria-prima em outros estados e até países desvirtuavam uma das principais bases do programa, que é o desenvolvimento da bacia leiteira do RN e o incentivo aos pequenos produtores.

Na ocasião o secretário de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, destacou os constantes incentivos que tem sido dados ao setor agropecuário do Rio Grande do Norte. "A governadora continuou com as verbas destinadas às feiras agropecuárias por entender que são momentos nos quais os criadores e produtores podem fazer um intercâmbio de técnicas e informações que geram desenvolvimento para o setor, impulsionando a economia e melhorando índices sociais no estado", disse.

Romildo Pessoa, presidente da Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos, (Ancoc), agradeceu as novas medidas adotadas pelo atual governo, que vem desburocratizando o trabalho dos criadores. "Antes até para a compra de ração uma licença ambiental era necessária, agora podemos trabalhar de maneira mais ágil, sem, contudo, desrespeitar o meio ambiente" disse Romildo,

O presidente da Ancoc se refere ao anúncio feito nesta semana de que a liberação de licenças ambientais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), seria flexibilizado pelo governo de maneira a dar acesso a crédito com mais agilidade aos produtores.

Exponovos

A 14ª Exponovos está sendo realizada no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo. O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), em parceria com a Prefeitura Municipal de Currais Novos e as Associações Norte-rio-grandenses de Criadores (Anorc) e dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc).

O evento conta com diversos estandes de exposição de produtos e material didático. Neste sábado, 02, acontecerá o VIII leilão "Seridó Terra do Leite", a EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), levará 13 lotes de animais do seu plantel com bovinos das raças Pardo-Suiça, Gir Leiteira, Guzerá e Sindi.

Além da programação técnica, a Exponovos conta também com uma programação cultural. Na abertura deste ano com um cortejo cultural com a presença de 12 escolas de cidades da região, grupos do Proerd, Peti e Projovem marcaram o inicio do evento. A atividade está sendo coordenada pela 9ª Diretoria Regional de Educação - DIRED. Grupos de teatro e outras manifestações culturais existentes nas escolas ainda fazem apresentações na Exponovos neste sábado, 2.

Com informações da Assecom


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo