Prefeitura do Natal

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

27/10/2010 17h48 - Atualizado em 27/10/2010 17h51

Projeto parceiro da Caern é selecionado pelo Programa Petrobras Ambiental

Programa recebeu 928 inscrições de todo o Brasil.

notícias relacionadas

O projeto Caatinga Viva, que tem como parceiro a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), foi aprovado pela Seleção Pública do Programa Petrobras Ambiental 2010. Os trabalhos devem ser iniciados em janeiro do próximo ano. O projeto é uma iniciativa da Organização Potiguar de Arte, Cultura, Desporto e Meio Ambiente (Carnaúba Viva) com a parceria da Caern e de outras instituições.

O Programa Petrobras Ambiental recebeu 928 inscrições de todo o Brasil. O Rio Grande do Norte aprovou dois projetos no Programa, sendo um deles o Caatinga Viva que tem o objetivo de implantar uma usina de briquetes (blocos prensados para geração de energia em substituição à lenha) em Ipanguaçu. O objetivo do projeto é minimizar o uso de recursos madeireiros provenientes da caatinga como fonte combustível energético.

O projeto foi aprovado na linha de atuação da fixação de carbono e emissões evitadas com base na conservação de florestas e áreas naturais, reconversão produtiva de áreas e recuperação de áreas degradadas. A área de influência do projeto Caatinga Viva, inclui os municípios de Pendências, Carnaubais, Assu, Itajá, Ipanguaçu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Porto do Mangue e Macau. O valor pleiteado pelo projeto foi de R$ 3,2 milhões com início previsto para o começo de 2011 a ser executado em dois anos.

A Caern vai fazer o reuso da água das lagoas de estabilização e de maturação, que integram a Estação de Tratamento de Esgotos da cidade de Pendências, para irrigação do capim elefante que será usado como fonte de energia. A equipe da Caern responsável pelo trabalho de reuso é formada pelo gerente de Projetos Josildo Lourenço, engenheiro Marco Calazans, o biólogo Marco Freire e a engenheira Juliana Delgado.

Também são parceiros do projeto Caatinga Viva a Associação Norte-Riograndense de Engenheiros Agrônomos (ANEA-RN), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Fonte: Agência RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo