Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

16/03/2012 09h26

Programa do Leite volta a ser tema de conversa entre governo e sindicatos do agronegócio

A governadora comunicou que todos os processos que estiverem em conformidade terão as cinco parcelas quitadas.

notícias relacionadas

Representantes de 11 associações e sindicatos do agronegócio potiguar elaboraram uma pauta de ações e reivindicações voltadas ao campo. Os principais pontos discutidos pelo grupo foram o Programa do Leite, as licenças ambientais, estruturação do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do RN (Idiarn), segurança pública no campo e inserção de dois assentos no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema).

A categoria se reuniu com com diretor geral do Idema, Gustavo Szilagyi; secretário-Chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, e Esdras Alves, secretário Extraordinário De Relações Institucionais.

Em relação ao Programa do Leite, foi realizada uma consulta imediata e a chefe do executivo estadual comunicou que todos os processos que estiverem em conformidade terão as cinco parcelas quitadas. Na área da segurança pública, a governadora garantiu que serão marcadas reuniões com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, e o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo para estender o Programa Sertão Seguro aos pontos mapeados, bem como o combate efetivo às drogas, "que estão por trás de toda a criminalidade", segundo Rosalba Ciarlini.

O Idiarn se comprometeu em melhorar o controle fitossanitário e combater a doença do mormo e anemia infecciosa nos equinos. A inserção dos dois assentos no Conema serão tratados com o secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, que também é membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente, para discutir a inclusão de cadeiras para a pecuária e agricultura. Em relação às licenças ambientais, o Idema criará grupos de trabalhos para verificar o licenciamento e ainda há o trabalho de linha de financiamento junto ao Banco do Brasil.

O presidente da Associação Norte Rio Grandense de Criadores (Anorc), Marcos Teixeira, espera que todos os impasses sejam resolvidos. "Esperamos e confiamos na palavra da governadora", declarou.

Participaram da audiência a Anorc, Ancoc, Faern, Senar/RN, Associação dos Criadores de Guzerá do Nordeste, Associação dos Criadores de Pardo Suíço do RN, Associação dos Criadores de Sindi do RN, Sindicatos dos Produtores de Leite e Carne do RN, Associação dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha do RN, Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar do Rio Grande do Norte e Sindleite.

 

Fonte: AssecomRN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo