STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

24/02/2012 08h58

Programa gerador da declaração do IRPF 2012 já está disponível

Transmissão dos dados para o Fisco, no entanto, só poderá ser feita entre 1º de março e 30 de abril, prazo para entrega das declarações.

notícias relacionadas

A Receita Federal liberou às 8 horas desta sexta-feira, 24, o download do programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2012, ano-calendário 2011.

Essa é a primeira vez que o programa fica disponível antes do início do prazo de entrega do documento. A Receita começa a receber as declarações apenas na próxima quinta-feira, 1º de março.

A antecipação é para tentar evitar congestionamento no sistema no primeiro dia de entrega do documento, como ocorre todos os anos. A transmissão dos dados para o Fisco, no entanto, só poderá ser feita entre 1º de março e 30 de abril, prazo para entrega das declarações.

O contribuinte também encontra a partir desta sexta no site do Fisco um tutorial - espécie de linha do tempo - com a trajetória que o contribuinte precisa seguir para fazer a declaração do IR. A linha está dividida em quatro etapas, começando com o download do programa até a fase final de restituição.

O governo estima que 25 milhões de pessoas entregarão declarações este ano, contra 24,37 milhões em 2011. O documento deve ser entregue pela internet ou em disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Este ano não será mais aceita a declaração em papel.

O programa do IR ainda não pode ser baixado em tablets ou smartphones, mas está em estudo na Receita a possibilidade de se criar um aplicativo para esses aparelhos.

 

Fonte: blogs.estadao.com.br/entenda-seu-ir/


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo