Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

11/10/2012 15h02 - Atualizado em 11/10/2012 15h05

Metodologia reduz em até 50% custos em salões de beleza

Ferramenta, aplicada por meio de consultoria, também contabiliza ganhos ambientais. Ao total, 26 empresas foram certificadas em Mossoró.

notícias relacionadas

O uso de ferramentas inovadoras tem provocado mudanças significativas nos mais diversos segmentos, seja com uso de técnicas simples ou ferramentas diferenciadas. Em Mossoró, iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte está desenvolvendo consultorias na área de tecnologia em 26 salões de beleza, através do programa Sebraetec. Os salões foram certificados pela adoção da metodologia Hair Size (tamanho do cabelo). Os certificados foram entregues nesta terça-feira (9), na sede do Escritório Regional do Oeste.

A técnica permite que as empresas capacitadas otimizem os serviços oferecidos e reduzam em até 55% o uso e os custos com produto. Além de promover economia, a medida transforma os salões de belezas em negócios sustentáveis, já que, ao reduzir quantidade de produtos utilizados, diminui também a emissão de resíduos no meio ambiente.

Maria da Conceição Lopes, que trabalha com o segmento de beleza há 18 anos, é uma das empresárias certificadas. Ela afirma que, após a consultoria, o salão vive agora uma nova realidade. "Antes nós usávamos a quantidade de produto para um serviço através do ‘olhômetro', e hoje essa técnica não funciona mais. Tudo é medido com base no tamanho, peso e volume dos cabelos. Ou seja, continuamos oferecendo os mesmos resultados, só que sem desperdícios de produto. Minha economia é de até 50%", atesta a cabeleireira.

A consultoria tem duração de 30 horas e possui cronograma diversificado, incluindo orientações em relação ao uso das ferramentas e tabelas, diagnóstico e métodos para a qualidade na aplicação de produto, que implica na redução dos custos.

A proprietária do Salão Beleza Vip, Maria Edicleide Freire, explica que, com a aplicação eficiente dos métodos disponibilizados na consultoria, é possível realizar até 15 máscaras de hidratação com a mesma quantidade que era utilizada para fazer o serviço em apenas uma pessoa.
"Hoje vemos que não é necessário tanto produto para o serviço ser bom e eficiente. Utilizamos a quantidade ideal, na medida, evitando que boa parte do produto vá para o lixo. O que usávamos para fazer uma hidratação, fazemos de dez a quinze, após a consultoria. É um ganho e tanto", frisa.

O SebraeTEC desenvolve consultorias nas áreas de adequação à legislação sanitária e ambiental, melhoria de processos, criação de layouts, design ou tecnologia da informação. Em Mossoró, apenas ano passado, mais de 100 empresas receberam capacitação por meio do programa.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo