Mais RN - 01/08/2022

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

08/08/2011 10h27 - Atualizado em 08/08/2011 14h30

Edital do Terminal de Passageiros pode ser lançado a qualquer momento

Codern aguarda decisão da Secretaria dos Portos para iniciar o processo licitatório.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) já está com todos os documentos prontos para dar início ao processo licitatório para a construção do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto de Natal. Contudo, deverá ainda aguardar o aval da Secretaria dos Portos da Presidência da República (SEP) para que o edital possa ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O diretor técnico e comercial da Codern, Hannah Safieh, explicou que a Secretaria anunciou a implantação de novas regras para os editais para obras da Copa do Mundo 2014 e que, portanto, o edital do TMP ainda estaria sujeito a algumas alterações.

"Enquanto há a possibilidade de mudança dessas regras, decidimos aguardar. Todas as licenças já foram emitidas, o estudo de viabilidade está pronto e o edital também. Nossa meta é iniciarmos a obra ainda este ano e para isso, estamos pressionando o ministério a autorizar logo a publicação do edital", revelou o diretor.

Segundo ele, o prazo para a conclusão da construção do Terminal Marítimo de Passageiros de Natal é de 16 meses. "Queremos que a ordem de serviço seja assinada, no mais tardar, em 1º de dezembro. Com isso, a obra seria concluída em um prazo de 16 meses".

Para Hannah Safieh, o Terminal de Passageiros será digno de uma cidade pronta para sediar a Copa do Mundo de 2014. "O projeto está muito bonito. No primeiro pavimento do prédio, haverá uma área de 2.500m² específica para o atendimento ao turista. Já no piso superior, haverá um restaurante panorâmico, aberto ao publico em geral, com exposição permanente de artes", destacou.

O projeto também inclui a ampliação do cais do Porto de Natal, para atracar os navios de cruzeiro de maior porte. "Todos os cruzeiros que estiverem visitando o Brasil poderão parar em Natal".

A obra está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa e permitirá ao município do Natal disponibilizar a infraestrutura adequada para atendimento a navios cruzeiros. Desse modo, pretende-se atender ao público do mundial que opte por chegar à capital potiguar por via marítima.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo