STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/04/2013 11h52

Integrantes da cadeia produtiva participam do XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados

O tema abordado deste ano será "Reconstrução da Pecuária Leiteira do Nordeste: Desafios e Soluções"

notícias relacionadas

Integrantes da cadeia produtiva do leite estarão reunidos em Natal, em junho, durante o XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel). O evento é promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), e deve reunir um público estimado em 16 mil pessoas. A programação oficial e o site oficial do evento serão apresentados nesta quarta-feira (10), em almoço na churrascaria Sal & Brasa. Essa é a terceira vez o que o estado sedia o encontro, que visa aproximar os elos do segmento, difundir tecnologias e favorecer a troca de informações para gerar mais negócios na atividade leiteira.

Com o tema ‘Reconstrução da Pecuária Leiteira do Nordeste - Desafios e Soluções, a décima primeira edição do Enel será realizado no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e terá uma programação bem diversificada para atender às necessidades dos produtores. Estão previstos minicursos, palestras, seminários, torneios leiteiros com as principais raças de gado do Nordeste, leilões e exposição de animais, maquinas, equipamentos, serviços, insumos e embalagens.

Um dos painéis previstos para o evento está relacionado à falta de chuvas. Especialistas de todos os estados vão debater alternativas de convivência com as secas no semiárido. Graças à parceira com Instituto Cândido Tostes (MG), o encontro terá uma Vitrine de Lácteos e Concurso de Queijos Regionais para classificar e reconhecer os queijos produzidos na região, sobretudo os de coalho e manteiga.

A programação do Enel também contempla uma parte técnica, que envolve palestras, cursos e orientações com especialistas renomados para capacitar o público participante e, assim, ampliar o nível de produtividade dos rebanhos. Atualmente, o Nordeste é considerado a região com maior crescimento percentual da produção de leite no Brasil, no entanto, os índices de captação de leite por laticínios inspecionados e índices zootécnicos do gado ainda estão abaixo da média nacional, o que revela a necessidade de melhorias nessa cadeia produtiva.

Durante quatro dias - de 5 a 8 de junho -, o evento vai reunir produtores rurais, pecuaristas, selecionadores, indústria de laticínios, queijeiras artesanais, fornecedores e empresas especializadas em máquinas, equipamentos, insumos e serviços relacionados à cadeia produtiva do leite, além de comunidade acadêmica, instituições financeiras, entidades de classes, profissionais e consumidores. O evento terá uma exposição de máquinas e equipamentos com 50 expositores.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo