STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/12/2011 17h47 - Atualizado em 07/12/2011 09h17

Ação do Sebrae no RN introduz conceito artístico em trabalhos artesanais

Peças da coleção se inspiram em motivos indígenas

notícias relacionadas

 

Artesanato popular, produzido a partir do resgate cultural e aliado a um conceito artístico. Esse é o trabalho desenvolvido por um grupo de 15 profissionais da Cooperativa de Produção Artesanal do Potengi, do município de São Gonçalo do Amarante (RN).

São peças em cerâmica de barro que remetem aos utensílios criados nas aldeias dos índios Tupis, ainda no período colonial. A produção foi toda orientada pelo artista plástico potiguar Flávio Freitas, conhecido por pinturas de lagartixas. Ele usou técnicas e estilo junto aos produtores para valorizar a cultura local, com base no estudo dos primeiros habitantes do lugar.

O resultado desse trabalho, que durou quatro meses, será conhecido no próximo dia 18 de dezembro, com o lançamento da coleção na Oficina Interiores, às 19h. Intitulada de Iara-guá, que significa ‘senhor do vale’ na língua tupi-guarani, a série reúne objetos decorativos e utilitários no estilo rústico moderno.

A coleção é composta por sete grupos de peças que remetem à arte dos indígenas da localidade do município conhecida como Santo Antônio dos Barreiros, nome atribuído pela alta produção de cerâmicas de barro. A versatilidade também é uma marca da coleção. Todas as peças podem se desdobrar e ser combinadas com outros materiais, como madeira.

A ideia faz parte de uma ação do Sebrae no Rio Grande do Norte, por meio do projeto setorial de artesanato, para valorizar o trabalho artesanal e promover a inovação. 

 

Fonte: Agência Sebrae


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo