Potigás - 03/08

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

22/03/2011 10h57

Sebrae RN inicia capacitação de pequenas empresas para atuar no setor eólico

Projeto já vem sendo desenvolvido com sucesso no setor de petróleo e gás.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

O Sebrae RN vai iniciar um programa de capacitação de empresas de pequeno porte para atuarem no setor de produção de energia eólica do Rio Grande do Norte. O projeto, que já vem obtendo resultados com o setor de petróleo e gás, pretende qualificar essas empresas para quem possam fornecer produtos e serviços de todas as áreas inseridas na cadeia produtiva da energia eólica.

A qualificação das cerca de 100 empresas apoiadas pelo Sebrae RN envolve uma série de ações, que serão realizadas em várias frentes, como os cursos de capacitação na sede do Sebrae, as consultorias nas empresas, e as participações em feiras, workshops, missões e demais eventos ligados ao setor.

O diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti, explicou que a agência vem dialogando com o governo estadual e com as grandes empresas do setor que já atuam no estado, a inserção desses pequenos negócios no fornecimento de serviços para a cadeia produtiva da energia eólica.

"Estamos conversando com o governo para tornar essas pequenas empresas competitivas, a fim de que possam ser inseridas na atividade da energia eólica. Essas empresas serão preparadas para atuar no fornecimento de uniformes, alimentação e logística, assim como na prestação de serviços como pintura, solda e instalações elétricas. O campo é bastante amplo", destacou Cavalcanti.

O anúncio do projeto foi feito pelo diretor superintendente do Sebrae estadual, José Ferreira de Melo Neto, durante o Encontro da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás, e Energia do RN, realizado pela Petrobras na semana passada, em Mossoró.

O apoio a projetos com foco na energia eólica faz parte das ações previstas pelo Sebrae para o setor de energias renováveis para os próximos anos e surge devido ao vasto nicho de mercado existente no estado, baseados, principalmente, a partir da construção de parques eólicos.

Ainda durante a apresentação no Encontro da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia do RN, o superintendente defendeu a renovação do contrato de parceria entre o Sebrae e a Petrobras, que acaba este ano, e garante recursos na ordem de R$ 1,3 milhão para investimentos e capacitações de micro e pequenas empresas do setor de petróleo e gás.

"Vamos trabalhar para que esta parceria seja renovada. Buscaremos celeridade para que isto aconteça, e as micro e pequenas empresas continuem sendo beneficiadas", garantiu Zeca Melo.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo