Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/10/2014 08h16

Oficina posiciona pesquisa como ferramenta estratégica de negócio

Os participantes terão a oportunidade de compreender a importância da pesquisa como ferramenta estratégica para tomada de decisão

notícias relacionadas

Levar proprietários de pequenos negócios, ou mesmo quem planeja abrir uma empresa, a compreender a importância da pesquisa de mercado como ferramenta de tomada de decisão é o objetivo da Oficina de Pesquisa de Mercado, promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. A capacitação é importante porque a pesquisa serve como ferramenta para questões estratégicas para o negócio, como, por exemplo, identificar o índice de satisfação dos clientes ou mesmo saber como anda o posicionamento da empresa frente à concorrência. A oficina será realizada nos dias 5 e 6 de novembro, das 14h às 18h. A inscrição pode ser feita pelo 0800 570 0800 e custa R$ 59,00.

Serão três encontros voltados à orientação sobre instrumentos e elaboração de pesquisas de mercado, levando o participante a conhecer métodos para definição de amostras, coleta e tabulação de dados. Além disso, a capacitação ensina a executar pesquisas de campo, produzir relatórios a partir dos resultados. Outro ponto positivo é a consultoria individualizada, em que o empreendedor poderá tirar as dúvidas sobre o assunto.

Atualmente, a pesquisa é considerada a forma mais adequada para obter informações de mercado com maior precisão e sem os achismos. No entanto, muitos empreendedores sequer sabem definir a abordagem ou quantificar a amostragem a ser analisada. Daí, a iniciativa do Sebrae para capacitá-los nessa área.

Nos dois primeiros encontros, serão abordados os conteúdos ‘Pesquisa e Análise de Mercado’ (quatro horas de duração) e ‘Construindo um Instrumento de Pesquisa de Mercado’ (quatro horas de duração), ambos módulos ministrados pelo consultor Gerardo Carvalho, especializado em Marketing Estratégico. A ideia é munir os empreendedores de informações relativas à pesquisa e análise de mercado. Os participantes terão a oportunidade de compreender a importância da pesquisa como ferramenta estratégica para tomada de decisão.

Aprenderão sobre as etapas que normalmente integram a pesquisa, desde a definição do método e o tamanho da amostra até a coleta dos dados. O grupo também será capacitado sobre como executar uma pesquisa de campo, usar de forma eficiente as técnicas para coleta dos dados, identificar o perfil adequado do pesquisador, tabular os dados e fazer um relatório final a partir dos resultados obtidos.

Já o terceiro é voltado para a parte de orientação técnica, com marcação prévia pela equipe técnica do Sebrae. De acordo com a coordenadora da capacitação, Aidê Marinho, a oficina é voltada a empresários e interessados em ter mais informações acerca desse instrumento de gestão empresarial. “Queremos que os empreendedores entendam mais sobre as pesquisas. Sabendo, por exemplo, como definir a abordagem e quantificar a amostra de público, a pesquisa dá resultados fieis aos propósitos do empresário”, ressalta.

*Fonte: Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo