STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

01/02/2013 14h56

Senac disponibiliza vagas em cursos técnicos e de capacitação profissional gratuitos

A iniciativa faz parte do Programa Senac de Gratuidade e do Pronatec

notícias relacionadas

O Senac irá disponibilizar 41.397 vagas em cursos técnicos e de capacitação profissional no ano de 2013. Desse total, 55% (22.885) serão destinadas gratuitamente à população de baixa renda, por meio de iniciativas como o Programa Senac de Gratuidade (PSG) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que é resultado de parceria com o Governo Federal.

O Presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, explica que houve uma expansão de cerca de dez mil vagas, considerando-se os resultados registrados em 2012. Segundo ele, a falta de qualificação profissional é um dos principais gargalos enfrentados pelos empresários do setor de comércio de bens, serviços e turismo do estado e o trabalho do Senac tem o objetivo de contribuir para a mudança desse quadro.

"O maior nível de exigência dos consumidores de uma forma geral, tem feito com que o mercado busque não mais apenas os profissionais qualificados, mas aqueles melhor qualificados. Por isso, a excelência que o Sistema Fecomércio, através do Senac, mantém; e que é exaltada por todo mercado; é cada vez mais importante para mudar este quadro da falta deste tipo de mão de obra. Além de formarmos, capacitarmos e qualificarmos, o fazemos bem. Somando-se a isso o fato de que temos, cada vez mais, democratizado o acesso aos nossos cursos, com iniciativas como o PSG e outros similares, podemos dizer que temos feito nossa parte no esforço de promoção do desenvolvimento do nosso estado e do nosso povo. Isso nos deixa felizes e orgulhosos", afirma Marcelo Queiroz.

De acordo com o Diretor Regional do Senac, Helder Cavalcanti, um dos principais focos da instituição é a democratização do acesso ao ensino profissional no Rio Grande do Norte. "Estamos empenhados na expansão da nossa estrutura no interior potiguar, a fim de preparar mão de obra para atender as necessidades dos municípios, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social em todas as regiões do estado", afirma. Ao longo de 2013, mais de 16.500 vagas serão destinadas à população fora da capital, das quais cerca de 80% serão gratuitas.

A partir da segunda quinzena de fevereiro, o Senac inicia a divulgação de vagas gratuitas para os municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assú. Os interessados devem ficar atentos ao site da instituição (www.rn.senac.br) e também podem obter informações por meio do telefone (84) 4005-1000.

Presente há mais de 65 anos no Rio Grande do Norte, atualmente, o Senac conta com um portfólio de cursos em áreas como idiomas, informática, beleza, gastronomia, turismo e hospitalidade, saúde, gestão e negócios.

Fonte: Fecomércio RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo