SSTU

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

02/09/2014 07h49

Planejamento determina sobrevivência de uma empresa

Segundo levantamento, 55% dos donos de micro e pequenos negócios não elaboraram plano de negócio ao abrir a empresa. Oficina realizada pelo Sebrae ensina a fazer esse planejamento

notícias relacionadas

O fracasso e o sucesso de um empreendimento nos primeiros cinco anos de funcionamento estão diretamente ligados a três pontos fundamentais: comportamento do dono do negócio, gestão e principalmente planejamento. De acordo com pesquisa intitulada Causa Mortis, 55% dos proprietários de micro e pequenas empresas não elaboram um plano de negócio antes de iniciar as atividades, o que acaba comprometendo o desenvolvimento do negócio.

Para estimular a adoção dessa ferramenta de forma estratégica por parte dos empresários potiguares, o Sebrae no Rio Grande do Norte inicia a partir desta terça-feira (2) a Oficina Plano de Negócio, que prossegue até o dia seguinte. Informações e inscrições através do telefone 0800 570 0800.

A capacitação é ideal para quem pretende abrir uma empresa, mas que já possui um negócio também pode participar porque os conteúdos abordados também dão orientação para definir a expansão do empreendimento.  No total, a Oficina tem 8 horas de duração que serão distribuídas em três encontros,  terça e quarta-feiras e, em seguida, na data agendada para orientação individualizada. Nessas oportunidades, serão abordados conteúdos distintos que compõem o módulo.

No primeiro encontro, a oficina enfatiza a elaboração do plano de negócio em si, apresentando aos participantes as informações necessárias à construção do documento, incluindo meios de estabelecer situações de contorno em casos de crises mercadológicas. A parte das finanças é o foco do segundo encontro, em que o empreendedor tem a chance de compreender a importância do levantamento completo e meticuloso dos recursos empregados, entre os quais, o capital de giro, estimativas do estoque inicial e do caixa mínimo, e os investimentos pré-operacionais.

Por último, vem a parte da orientação técnica. A ideia é que, de posse do plano de negócio já elaborado, o empresário receba consultorias individualizadas para orientar e prestar esclarecimentos a respeito de dúvidas sobre o plano. As datas para as orientações do consultor serão estipuladas pelo Sebrae. Caso o participante não compareça, os agendamentos não poderão ser remarcados.

*Fonte: Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo