STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

27/09/2012 16h22 - Atualizado em 27/09/2012 16h39

75% dos natalenses pretendem se capacitar para a Copa de 2014, revela pesquisa

Os números foram obtidos através de estudo realizado pelo Senac e Sistema Fecomércio, que ouviu 700 pessoas

Por: Marcella Mendes, com informações do Senac-RN

notícias relacionadas


A realização da Copa do Mundo em Natal é, para muitos natalenses, uma grande oportunidade conseguir um emprego ou complementar a renda familiar. Não é a toa que cerca de 75% da população tem o desejo de investir em algum curso de capacitação para trabalhar no mundial de futebol. Isso é o que mostra a pesquisa realizada pelo Senac e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN) através do seu Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC)

Entre os dias 8 e 10 de agosto, cerca de 700 pessoas foram ouvidas pela pesquisa. O estudo feito nas quatro zonas de Natal mostra que a melhoria da capacitação da mão de obra potiguar foi um dos principais itens apontados entre as áreas que precisam avançar até a Copa de 2014.

A pesquisa faz parte do Programa Senac em Campo, que tem como principal objetivo capacitar mão de obra voltada para o mundial de futebol de 2012. "A pesquisa mapeou que mais de 60% da parcela da população que irá se qualificar planeja começar um curso no ano que vem", explica Helder Cavalcanti, diretor regional do Senac. "O portfólio contempla praticamente todas as áreas de interesse e o Senac está preparado para atender a demanda", complementa.

Entre os entrevistados que manifestaram interesse em qualificação, 88% disseram que pretendem buscar capacitação em cursos técnico-profissionalizantes ou de idiomas. O foco de mais de 50% da população natalense é dominar línguas estrangeiras, principalmente o inglês.

Outro dado mostrado na pesquisa é que 63,4% da população está otimista em relação às oportunidades de emprego e geração de renda que a Copa de 2014 deve trazer para a capital potiguar. O estudo também mostra que mais da metade dos entrevistados querem trabalhar durante o evento. As intenções de emprego estão concentradas principalmente nas atividades ligadas aos segmentos do comércio, serviços e turismo.

Senac oferecerá 7 mil vagas gratuitas em 2012

Diante deste cenário, o Senac oferecerá sete mil bolsas de estudos integrais nas áreas de atuação da entidade, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Criado em 2009, o PSG tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da oferta de vagas para população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. O Senac também disponibilizará cursos gratuitos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciativa do Governo Federal.

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo