STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

12/03/2012 19h24

Segunda etapa de visita da FIFA/COL aos estádios terminou em Natal

Técnicos da Fifa e Col observaram planejamento das ações de suporte ao Mundial

notícias relacionadas

Depois de passar por São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá e Manaus, a comissão de pelo menos 40 técnicos da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 passou a manhã desta segunda-feira (12) em reunião no canteiro de Obras do estádio Arena das Dunas em Natal.

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini participou da reunião de apresentação e afirmou que está empenhada no cumprimento de todas as etapas do cronograma assumido pelo governo do Estado tanto para obras da Arena das Dunas como das obras de mobilidade do prolongamento da Prudente de Morais, acessos ao novo Aeroporto em São Gonçalo do Amarante e adequações na avenida engenheiro Roberto Freire.

Um grupo de aproximadamente 25 pessoas entre secretários de Estado e técnicos das secretarias representaram o Governo do RN no encontro que também contou com técnicos da prefeitura do Natal e da prefeita Micarla de Sousa.

Depois da reunião de apresentação, o diretor executivo de Operações e Competições do COL, Ricardo Trade, e o diretor do escritório da FIFA no Brasil, Fúlvio Danilas, ressaltaram para a imprensa que o objetivo da inspeção era avaliar o planejamento da operação dos estádios nos dias de jogos.

A equipe da FIFA e do COL formada por quase 40 pessoas ao final da visita esteve reunida com cerca de 25 integrantes do Governo do RN e Prefeitura Natal. Os especialistas são de diferentes áreas relacionadas ao complexo funcionamento dos estádios durante a Copa do Mundo da FIFA: Competições, Operações, Televisão, Protocolo, Mídia, Tecnologia, Credenciamento, Segurança, Marketing, Ingressos e Hospitalidade.

O diretor-executivo de Operações do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ricardo Trade, detalhou que o objetivo da visita não é verificar o andamento de obras na cidade, mas avaliar a área do entorno das obras e dos acessos ao estádio Arena das Dunas. A ação integra um programa de vistorias realizado em todas as sedes do evento e conta com representantes de diversas áreas das entidades envolvidas com o Mundial.

"A visita é mais para dizer que a Copa está chegando a Natal. Os técnicos do COL e FIFA vão dialogar com a cidade e vão ver a sede em si e sobre como chegar ao aeroporto, como a mídia chega ao estádio. Tudo isso só pode ser feito com o trabalho e integração do Governo do Estado e Prefeitura do Natal. Planejar de longe é uma coisa e essas visitas são necessárias para conhecermos a realidade local, como mudanças de relevo e topografia do terreno, para realizarmos uma belíssima Copa em Natal", comentou o diretor.

Ricardo Trade falou ainda que as visitas planejam a forma como serão construídas estruturas temporárias na área do entorno com centro de mídia e espaço para voluntários, já que em um jogo normal circulam pelas praças esportivas uma média de 50 a 100 jornalistas, enquanto que na Copa do Mundo transitam entre 1 mil e 2 mil profissionais de imprensa. A visita da FIFA e COL trata ainda sobre as providências em relação ao transporte de massa.

O diretor do escritório da FIFA no Brasil, Fulvio Danilas, comentou que a equipe presente em Natal é operacional e não tem a intenção de produzir nenhum parecer em relação às obras, já que os técnicos estaduais e municipais trabalham com o planejamento de ações nas mais diferentes áreas.

"A visita aqui em Natal não é uma reunião de trabalho, mas faz parte de um processo. Viemos conhecer e planejar porque uma Copa do Mundo é muito complexa e surgem naturalmente os desafios. Os técnicos da FIFA e COL vieram conhecer um pouco mais da cidade, do aeroporto, da área de hotéis, deslocamento. A ação de hoje faz parte de uma série de visitas periódicas que será realizada duas vezes por ano e, quanto mais perto da Copa nós estivermos, intensificaremos as viagens nas cidades-sedes", afirmou.

Fonte: Assecom/RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo