Prefeitura do Natal

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

08/10/2011 05h44 - Atualizado em 08/10/2011 06h37

Comércio natalense espera crescimento de 7,5%

Brinquedos, vestuário e eletrônicos devem ser os segmentos mais movimentados nos dias que antecedem a data.

Por: Felipe Gibson

notícias relacionadas

As vendas para o Dia das Crianças levará o comércio natalense a um crescimento de 7,5%. Com essa expectativa, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) aponta brinquedos, vestuário e eletrônicos entre as preferências de presentes para os pequenos na data, comemorada na próxima quarta-feira (12), mas que a partir do fim de semana deve movimentar os estabelecimentos.

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), ligado a ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomercio/RN), mostra que o natalense está empolgado para ir às compras na data, visto que 79,5% dos consumidores mostraram pretensão de presentear no Dia das Crianças.

Confirmando os brinquedos como produtos mais procurados, a pesquisa do IPDC aponta que de cada dez entrevistados, seis tem intenção de comprar no setor.  O segundo artigo mais lembrado são os itens de vestuário (21%), seguido por calçados, com 6,5%. Outros itens mencionados são os eletrônicos (videogame, computador, celulares), com 6% das respostas.

Para o presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz, a pesquisa indica uma boa tendência para o varejo no fim do ano. "O Dia das Crianças é a última data forte antes do Natal e serve como bom termômetro para este período. Vamos agora esperar a consolidação desse indicativo, que virá com os números de faturamento medidos pelo IBGE”, afirma o empresário.

Shoppings otimistas

Apontados por 52,3% dos entrevistados pelo IPDC como local preferido para compras, os shoppings demonstram otimismo para as vendas até a próxima quarta. Como de costume, as compras devem ocorrer com mais frequência na véspera, com 
 66,1% dos consumidores admtindo que só vão ao comércio na mesma semana da data.

Estimulado pela recente abertura das Lojas Americanas, o Praia Shopping acredita em um incremento de 10%. "Com a nova loja tivemos um aumento das opções de brinquedos e artigos infantis", avalia a assistente de marketing Cristiane Queiroga. As lojas Bamboo e New Kin e outras que trabalhem com vestuário para os pequenos devem ter bom movimento.

No Norte Shopping, que vem investindo bem nas datas comemorativas, são esperados 20% de aumento nas vendas e fluxo de pessoas. Apesar de apenas a Sacolão Brinquedos ter vendas específicas o produto mais procurado na data, a gerente de marketing, Carla Botelho, aposta suas fichas na variedade de estabelecimentos com opções de vestuário infantil e da chamada mercadoria "branca", ou seja, bicicletas, camas, DVDs, entre outros.

Já o Midway Mall aguarda crescimento entre 5% e 7%. O presidente da Associação de Lojistas, Edmílson Teixeira, analisa que o Dia das Crianças deve movimentar não só os segmentos específicos, como toda a estrutura do shopping. "Quando alguém vem fazer compras, pode refletir em outras lojas e na praça da alimentação", explica.

No Natal Shopping, a expectativa é de aumento das vendas em dois dígitos, em até 15%. O parque Sweet Play, localizado no shopping, realiza campanha de arrecadação de brinquedos. Até o dia 10 de outubro, os clientes que doarem brinquedos em bom estado de conservação na loja, recebem recarga em dobro para se divertir no parque. 

Gastos

A pesquisa do IPDC mostra que 47,6% pretendem gastar em média R$ 50 para presentear a criançada, enquanto 29,8% admitem compras 
entre R$ 51 e R$ 100. Na comparação com os gastos de 2010, nada menos que 41,2% afirmam que irão desembolsar um valor maior do que no ano passado. Por outro lado, 25,6% garantem que gastarão o mesmo valor.

Sem querer fazer dívidas, mais da metade dos natalenses (56,2%) pretende adquirir os presentes à vista. A segunda forma de pagamento mais utilizada será o cartão de crédito, preferido de 39,4%. 

A pesquisa também procurou saber se os pais e responsáveis pretendem levar a garotada para algum tipo de passeio na data. Aqui, 39% dos ouvidos confirmou que pretende sim fazer isso e disse que, pesarão na escolha do lugar: boas opções de diversão/lazer (43,9%), escolha do filho (33,6%) e preço (11,7%).


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo