Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

12/09/2011 17h38 - Atualizado em 12/09/2011 17h53

Demolição começará pelo Machadinho

O secretário Demétrio Torres detalha que depois será a vez de retirar toda a alvenaria para que seja iniciada a derrubada do concreto.

Por: Felipe Gibson

notícias relacionadas

Poucos dias após o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciar a liberação do financiamento de R$ 395,6 milhões para a construção da Arena das Dunas, o governo do Estado abriu os tapumes que cercam o local para mostrar como andam as obras que até dezembro de 2013 devem pôr abaixo o complexo Machadão/Machadinho e erguer o novo estádio.

"Nós fomos cobrados como lanterninha da Copa de 2014 e não existe isso. A obra está iniciada, e bem iniciada", disse o titular da Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa (Secopa), Demétrio Torres, antes mesmo de iniciar a visita técnica. A obra se encontra atualmente na fase de terraplanagem, prosseguirá com o processo de fundação - construção do alicerce do estádio - e continua com a montagem da estrutura do novo estádio.

A Arena das Dunas ocupará toda a área do Machadinho e parte do Machadão. Por isso o ginásio será o primeiro a ir abaixo, o que deve acontecer simultaneamente às demais obras no terreno. As estruturas de aço que fazem parte da cobertura já começaram a ser retiradas. O secretário Demétrio Torres detalha que depois será a vez de retirar toda a alvenaria para que seja iniciada a derrubada do concreto.

O titular da Secopa não precisou a data da demolição, mas acredita que tudo aconteça "provavelmente neste mês". O diretor presidente da empresa Arena das Dunas, Charles Maia Galvão conta que o plano de demolição do complexo está em processo de elaboração. A empresa de propósito específico foi criada pela OAS para construir e gerir o estágio pelo período de 20 anos.

O concreto removido do entorno do Machadão e do Machadinho será reaproveitado para a construção de estradas provisórias, que de acordo com Torres, servirão para dar passagem a guindastes de maior porte. O secretário garante que todo o material será reaproveitado. A usina de concreto e outros novos equipamentos já estão à disposição para as obras.

Além do secretário e do diretor presidente da Arena das Dunas, estiveram na visita o engenheiro da empresa, André Lima, o coordenador da Secopa, João Fernandes, e o secretário de Comunicação Social, Alexandre Mulatinho.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo