Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/09/2014 07h45

Dia do portador de marcapasso é comemorado nesta terça-feira

A ação está sendo promovida pela Associação Médica do RN, que buscará fazer um contato mais próximo com os pacientes, familiares e população em geral

notícias relacionadas

Nesta terça-feira (23), o Brasil se une por uma única causa: desmitificar e esclarecer a população sobre o uso do marcapasso – dispositivo eletrônico que foi idealizado para corrigir determinadas doenças do coração. No Rio Grande do Norte, a ação está sendo promovida pela Associação Médica do RN, que buscará fazer um contato mais próximo com os pacientes, familiares e população em geral sobre como é viver com o dispositivo. Para isso, será feita a entrega de uma cartilha com esclarecimentos médicos nas clínicas cardíacas da capital potiguar.

É importante que as pessoas entendam que um portador de marcapasso pode levar uma vida sem regras. Quem irá ditar o que o portador pode ou não fazer no dia a dia não é o dispositivo, mas sim o comprometimento da doença do paciente. Trabalhar, dirigir e até mesmo praticar atividade física podem ser liberados aos portadores de marcapasso. Em geral, após a cirurgia, a maioria dos pacientes retorna às atividades em 30 dias.

A data, comemorada pela primeira vez no Brasil, foi criada como um alerta para a necessidade do aumento de investimento pelo poder público na área da saúde. O Brasil, por exemplo, implanta menos marcapasso que o Uruguai. Por isso, é preciso ampliar o acesso da população ao equipamento. Atualmente, a principal porta de entrada do aparelho no país é o Sistema Único de Saúde (SUS) e, em seguida, vêm os planos de saúde. Por ser um equipamento de custo elevado, nem sempre os pacientes têm possibilidade de adquirir pela iniciativa privada.Isso porque a cirurgia é de alta complexidade e tem alto custo. Os equipamentos adquiridos pelo Governo são fabricados nos Estados Unidos e Europa.

Para chamar a atenção da população sobre o tema e sua importância, no próximo sábado (27), um grupo de médicos cardiologistas, realizará no Parque das Dunas uma ação diferenciada, com café da manhã, caminhada e entrega de panfletos. O evento começará às 8h e seguirá até às 10h.

Saiba mais:
O marcapasso é utilizado para aumentar a frequência cardíaca nas doenças que reduzem as propriedades elétricas do coração. Nos casos em que o problema é a frequência alta ou taquicardia, é utilizado o cardiodesfribilador implantável. Também é oferecido o ressincronizador cardíaco, também conhecido como marcapasso multisítio, que estimula as duas metades inferiores do coração ao mesmo tempo.

*Fonte: Assessoria de Imprensa


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo