SSTU

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/06/2014 09h44

Comitê da Fifa acredita em grande Copa do Mundo no Brasil

O evento máximo do futebol começará no dia 12 de junho, com o jogo de abertura entre Brasil e Croácia, em São Paulo

notícias relacionadas

O Comitê Executivo da Fifa realizou, nesse sábado (7), a sua segunda reunião do ano em São Paulo, em antecipação ao 64º Congresso da Fifa e ao início da Copa do Mundo 2014.

O Comitê Executivo reafirmou apoio total e confiança no Brasil para organizar um grande Mundial. O evento máximo do futebol começará no dia 12 de junho, com o jogo de abertura entre Brasil e Croácia, em São Paulo.

Enquanto a atenção do mundo estará concentrada no Mundial masculino nas próximas semanas, o Comitê Executivo discutiu também o desenvolvimento e as competições de futebol feminino. Nesse sentido, ficou acordado que dez princípios fundamentais de desenvolvimento propostos pela Força-Tarefa para o Futebol Feminino serão submetidos ao próximo Congresso da FIFA para aprovação.

O Comitê Executivo discutiu os últimos preparativos para o 64º Congresso da Fifa, quando, entre outros destaques, Michael J. Garcia, presidente da Câmara de Investigação do Comitê de Ética, fornecerá um relatório sobre as atividades desse comitê.

Sobre a questão dos direitos trabalhistas no país-sede da Copa do Mundo da Fifa 2022, o Comitê Executivo foi informado sobre algumas mudanças recentes implantadas pelo Catar, mas confirmou que continuará monitorando esse dossiê com muita atenção. Uma delegação da Fifa visitará o Catar ainda neste ano.

Com relação a alegações da imprensa sobre comportamento antiético durante a votação do país-sede da Copa do Mundo da Fifa 2022, o Comitê Executivo reafirmou a sua posição de deixar o Comitê de Ética completar o seu trabalho antes de fazer qualquer comentário.

Sobre a situação em Israel e na Palestina, o presidente Blatter apresentou um relato sobre a sua recente viagem ao Oriente Médio e sobre os progressos obtidos. Mais reuniões com todas as partes envolvidas ocorrerão antes do Congresso, quando a questão será debatida.

Pelo lado financeiro, o Comitê Executivo aprovou a decisão do Comitê de Finanças de conceder os direitos de mídia da Copa do Mundo da Fifa no Reino Unido à BBC e ITV para 2018 e 2022, e na Alemanha à ARD e ZDF para 2022.

Também foi confirmada a decisão do Comitê Financeiro para a doação de US$ 2 milhões a fim de ajudar as federações de futebol da Bósnia e Herzegovina, Croácia, Romênia e Sérvia a reconstruírem as infraestruturas de futebol danificadas pelas recentes enchentes graves na região. A Fifa e a Uefa realizarão uma iniciativa conjunta.

Outros assuntos:

- Os princípios do calendário internacional feminino de 2015 a 2017 foram aprovados. O calendário em si será apresentado em setembro. No entanto, foram aprovadas hoje as datas do primeiro semestre de 2015, que abrange a Copa do Mundo Feminina da Fifa.

- Torneio de Futebol Feminino dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014: o México substituirá o Canadá.

- Copa do Mundo Feminina Sub-20 da Fifa 2016: após a desistência da África do Sul como organizadora do evento, o Comitê Executivo nomeará uma nova sede na sua próxima reunião em setembro.

A próxima reunião do Comitê Executivo da Fifa ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2014 em Zurique, na Suíça.

Fonte: Federação Internacional de Futebol


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo