Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/10/2014 08h03

Cachaças potiguares fazem sucesso no Espaço Negócios Rurais do Sebrae

Sessões de degustação e oficinas de harmonização mostram ao visitante a qualidade e os sabores das cachaças de alambique produzidas artesanalmente no estado

notícias relacionadas

Bebida que é cara do Brasil, a cachaça ganha novas versões e utilizações, como a cachaça em sachês e os licores harmonizados com frutas. Esses são alguns dos produtos que estão disponíveis para degustação do público no Espaço Negócios Rurais do Sebrae, na 52ª Festa do Boi. No estande Cachaças Potiguares os visitantes têm a oportunidade de experimentar gratuitamente as variedades da bebida produzidas pelos engenhos do Rio Grande do Norte. O evento ocorre no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, até o próximo sábado (18), no horário das 16h às 22h.

São diversos tipos, como a cachaça prata, gold, envelhecidas em barris de umburana e amarelo-cetim, um dos poucos estados do país a produzir esse tipo de cachaça. Os rótulos que participam do espaço são Extrema,  Engenho Mucambo, Original e Samanaú, que compartilham a mesma ideia de que é preciso desmistificar o consumo da bebida e o melhor caminho para isso é a união das empresas.

Nesta terça-feira (14), será lançada a Carta Cachaças Potiguares, às 19h. A carta reúne os quatro produtores potiguares de cachaça. O objetivo desse trabalho é apresentar a bebida, formas de harmonização e ressaltar a qualidade dos produtos produzidos no estado. O público também poderá entender melhor como utilizar essa bebiba. Estão previstas três oficinas de degustação, que serão realizadas nos dias 14, 16 e 18, das 19h às 20h.

O produtor Anderson Faheina, da Cachaça Extrema, considera o Espaço Cachaça Potiguares uma forma de fortalecer o produto, através do trabalho em conjunto das marcas com a parceria do Sebrae. “Uma das principais ações para fortalecer uma marca é a divulgação. Sem o apoio do Sebrae, nós, produtores, não conseguiriamos viabilizar a participação em uma feira deste porte e divulgar o nosso produto para tantas pessoas”, avalia o produtor.

O Espaço também é uma oportunidade para que o consumidor conheça um produtor inovador. Na feira, a marca Original lança a Saqueta, cachaça envasada em pequenos sacos especiais. A comercialização da bebida desta forma é pioneira no Brasil. Esse tipo de produto já é vendido na Europa, mas para uísque e vodca. Para comercializar a cachaça dessa maneira, é preciso respeitar diversas normas para conseguir a aprovação do Ministério da Agricultura e, posteriormente, o registro na Receita Federal. O material utilizado não pode ser um plástico comum, por exemplo, para não alterar o sabor e a qualidade do produto. Jartilde Azevedo, representante da empresa Original, destaca o apoio do Sebrae em todo esse processo.

Para dar suporte aos produtores, o Sebrae no Rio Grande do Norte atua com o Grupo Cachaças Portiguares, que faz parte das estratégias de ampliar mercado para as cachaças de alambique produzidas artesanalmente no estado. Os produtores que integram o grupo participam constantemente de capacitação, consultoria, acesso a novos mercados e inovação e tecnologia, áreas trabalhadas pelo Sebrae. Até o final do ano, serão realizadas 50 oficinas, com foco principal na harmonização da cachaça e criação de novos drinks, tendo como público-alvo bares, restaurantes e hotéis.

O gestor do grupo Cachaças Potiguares e responsável pelo Espaço da Cachaça na Festa do Boi, Jackson Santos, considera a feira uma possibilidade para que o consumidor tenha acesso ao produto, possa degustar a cachaça produzida no Rio Grande do Norte e comprovar a qualidade. Além disso, o público-alvo, que são os consumidores de produtos de agronegócio, encontra-se nesta feira. “Estamos onde está o nosso público. Logo, é uma ação de marketing eficiente que trará benefícios para as marcas”, destaca e acrescenta: “A festa também possibilita a formação de um novo público, que vem ao espaço, conhece os produtos e aprova, tornando-se consumidor”, complementa Jackson Santos.

*Fonte: Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo