STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/10/2011 14h55

Contagem regressiva para a tradicional Festa do Boi 2011

Um dos eventos mais tradicionais do cenário agropecuário norte-riograndense, espera receber cerca de 500 mil pessoas durante os oito dias de festa este ano.

Por: Mara Rochele

notícias relacionadas

A Festa do Boi 2011 espera movimentar cerca de R$ 100 milhões em negócios. Essa foi a expectativa divulgada durante o lançamento da programação oficial da 49ª edição do evento, realizada na manhã desta quinta-feira (06), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Um dos eventos mais tradicionais do cenário agropecuário norte-rio-grandense completa quase meio século de existência e espera receber cerca de 500 mil pessoas durante os oito dias de festa este ano. "A festa do Boi é uma grande vitrine que vem coroar as cadeiras produtivas do estado, a agricultura familiar e incentivar as feiras de campo", disse a governadora Rosalba Ciarlini, em seu discurso durante a entrevista coletiva.

Este ano a Associação Norte-Riograndense dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Anorc), espera um aumento de 30% a 45% no movimento da feira em relação ao ano passado. Segundo o presidente da Anorc, Marcos Teixeira, "na Festa do Boi 2011, os visitantes e produtores podem esperar um gado de alta qualidade, já que os pecuaristas tem investido cada vez mais na matriz genética de seus animais".

O presidente da Anorc disse ainda durante o lançamento oficial da Festa do Boi 2011, que o evento deve gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos, entre expositores, montadores, comerciantes, seguranças, vendedores ambulantes e vários outros. E entre as atividades oferecidas aos visitantes, vão desde feira de artesanato, parque de diversão, até mesmo shows culturais e o carro-chefe da festa que é o leilão de animais, além de comercialização de produtos agrícolas e exposição de animais.

O Secretário Estadual da Agricultura, da Pesca e da Pecuária, Betinho Rosado disse que este ano o evento vai dar destaque a apicultura. "A cadeia produtiva da apicultura vai ficar em um espaço reservado, em uma espécie de ilha, para dar ainda mais destaque a atividade que consolidou o RN como 5º maior produtor do Brasil e o município de Apodi como 2º maior produtor do país", disse o secretário.

Os visitante da Festa do Boi 2011, poderão conhecer a "Fazendinha Modelo - RN Sustentável". O local vai reproduzir um verdadeiro espaço rural, com plantação de diversas culturas como hortaliças, legumes e plantas medicinais. Nessa "fazendinha" será montada também ima casa de farinha, como produção real de vários derivados da mandioca como farinha e goma que serão comercializados no próprio evento.

Febre Aftosa

Durante a 49ª Festa do Boi, cerca de cinco mil animais de diversas raças e espécies estarão expostos à venda, visitação e participarão dos leilões que fazem parte da programação do evento. Cabe ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) examinar todos os animais, para se certificar que o programa de vacinação está em dias. Há 15 anos não é registrado nenhum caso de febre aftosa no RN, um importante passo para alcançar o Estado Livre da doença.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo