Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

05/08/2011 09h19 - Atualizado em 05/08/2011 14h25

Movimento dos consumidores nas lojas cresceu 0,1% em julho

De janeiro a julho de 2011, o varejo nacional registrou expansão de 9,6%. O setor de material de construção foi líder no ranking.

notícias relacionadas

A população brasileira está comprando mais. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, que registrou um leve aumento de 0,1%, no movimento dos consumidores nas lojas em todo o país, em comparação com o mês imediatamente anterior.

A alta de 0,1% em julho foi puxada pelo crescimento de 0,7% do segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, seguido pelas expansões de 0,4% tanto do setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas quanto de móveis, eletroeletrônicos e informática. Já na direção contrária, o maior recuo foi registrado pelo segmento de veículos, motos e peças com queda de 1,6% no mês de julho.

No acumulado anual, isto é, de janeiro a julho de 2011, o varejo nacional registrou expansão de 9,6% em sua atividade. O setor de material de construção figura na liderança deste processo com crescimento de 12,0% nos primeiros sete meses de 2011, seguido pelo desempenho de 9,1% do setor de móveis, eletroeletrônicos e informática. Na ponta oposta, o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios acusa recuo de 0,7% no acumulado do ano.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os resultados dos dois últimos meses já sinaliza um cenário de expansão mais moderada para o varejo nacional ao longo deste segundo semestre. O aperto monetário em curso e as medidas de restrição ao crédito adotadas pelo governo, visando esfriar o consumo e combater a inflação, atuam nesta direção.

Contudo, caso se confirme o grau relativamente elevado dos varejistas para as vendas do Dia dos Pais, conforme divulgado no último dia primeiro pela Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, é provável que o resultado da atividade varejista em agosto seja melhor do que os verificados nestes meses de junho e julho.

 

Fonte: Serasa Experian


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo