Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/03/2013 15h53

Aumenta 8% a participação de mulheres na construção civil

No Rio Grande do Norte a participação das mulheres no setor avançou de forma significativa

notícias relacionadas

Cimento, tijolo, areia, guindaste, britadeira, palavras essenciais quando o assunto é construção e que faziam parte, durante décadas, apenas do vocabulário masculino. No Brasil, a presença das mulheres na construção civil ainda é rara. Porém, nos últimos dez anos, a participação feminina no setor aumentou 8%.

Segundo o Ministério do Trabalho, o número das operárias pulou de 83 mil, no ano 2000, para 138 mil, em 2008. Atualmente, mais de 200 mil mulheres rebocam paredes, carregam tijolos e misturam cimento nos canteiros de obras do país.

Com a Copa do Mundo e as Olímpiadas o mercado de trabalho está crescimento em ritmo forte, em especial o setor da construção civil. No Rio Grande do Norte a participação das mulheres no setor avançou de forma significativa e as construções passaram a ter um brilho diferente através da sombra, maquiagem e acessórios.

De acordo com Maurício Razzo, diretor de Produção da regional Nordeste da MRV Engenharia, "normalmente, as mulheres são mais criteriosas e detalhistas nas funções que exercem. Hoje, são 8% da nossa mão de obra no Estado". Segundo ele, os cargos exercidos são de limpeza, ajudante geral (rejunte), porteira, auxiliar de engenharia, auxiliar de almoxarifado, estagiária.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério do Trabalho


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo