Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/02/2012 18h13

Governo do Estado participa de inauguração de dois parques eólicos em Guamaré nesta quinta-feira (1)

RN possui sete parques eólicos instalados e nesta quinta-feira terá mais dois

notícias relacionadas

Os parques Miassaba 2 e Aratuá 1 serão inaugurados pelo Grupo Bioenergy no município de Guamaré, às 10h,desta quinta-feira (1) em solenidade que contará com a participação da governadora Rosalba Ciarlini. Juntos os parques representam o investimento de R$ 125 milhões.

O parque Miassaba 2, será o primeiro a operar no Mercado Livre, ou seja, ambiente onde os preços praticados são negociados livremente entre o consumidor e o agente de geração ou de comercialização sem interferência do Governo Federal. Consumidores que utilizam mais de 0,5 megawatt (MW) - indústrias de maior porte, shoppings, hospitais e supermercados, por exemplo - podem negociar seus contratos de fornecimento de energia com base em volume, preço, duração e indexação.

O Aratuá I funcionará no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), ambiente onde as tarifas praticadas são reguladas pela Aneel. Não há negociação entre o consumidor e o agente de distribuição.

O investimento do setor eólico no Rio Grande do Norte, até o ano de 2014, será da ordem de R$11,2 bilhões. Contabilizados os resultados do último leilão, realizado dia 20 de dezembro de 2011.

O estado possui hoje sete parques eólicos instalados nas regiões do Mato Grande, Litoral Norte e Serra de Santana, na região Seridó.

Outros 84 parques eólicos devem ser instalados no Rio Grande do Norte até 2014, referentes aos leilões de 2009, 2010 e 2011. O RN detém 35% do potencial energético eólico autorizado a ser instalado em todo o território nacional referente a energia comercializada nos últimos leilões do Governo Federal nos anos de 2009, 2010 e 2011. Esses parques integram o Ambiente de Contratação Regulada (ACR).

Sobre a empresa Bioenergy

Os parques do Grupo contam com aerogeradores da GE, os primeiros da empresa a serem instalados na América Latina, capazes de gerar 14,4 MW cada um, totalizando 28,8 MW.

A Bionergy, fundada em 2002, foi uma das pioneiras no Brasil em energia eólica. Conta, atualmente, com um portfólio de 2,2 mil MW em projetos eólicos e 300 MW em energia solar e é a quinta maior empresa vencedora de leilões de energia no Brasil dentro de seu segmento de atuação.

 

 

Fonte: Assecom/RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo