Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/08/2011 09h47 - Atualizado em 04/08/2011 09h50

Festa do Bode deve movimentar mais de R$ 3 milhões em negócios

Evento começa hoje (4), na cidade de Mossoró.

notícias relacionadas

A cidade de Mossoró sedia a partir desta quinta-feira a XIII Exposição Agropecuária de Caprinos, Ovinos e Bovinos do Oeste, mais conhecida como a Festa do Bode. A exposição mista é uma das mais importantes do Oeste potiguar e irá até o dia 7, no Parque de Exposições Armando Buá e na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

A Festa do Bode deve gerar um volume superior a R$ 3 milhões em negócios para produtores rurais devido aos leilões e à comercialização de ovelhas, carneiros, bodes e cabras. O Sebrae participará da festa com uma unidade do Bode Móvel, uma espécie de laboratório itinerante que disponibiliza uma série de exames e oferece ao criador a oportunidade de verificar a saúde de ovelhas e cabras.

O evento, reunirá outros estados nordestinos como Ceará, Pernambuco e Paraíba, que poderão observar a melhoria genética do rebanho do Rio Grande do Norte, reconhecido com um dos melhores rebanhos caprinos do Brasil. Das 42 melhores cabras do País, 19 delas estão em solo potiguar, sendo uma a detentora do título de melhor cabra leiteira nacional.

Apesar do nome da festa, a exposição ranqueada vai reunir criadores de bovinos, especialmente da raça pardo suíço. No sábado (6), a partir das 18h, será realizado o leilão de animais, cujo diferencial é o pagamento em 20 parcelas. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) participará do leilão com 16 animais, sendo quatro representantes de cada raça (Guzerá, Gir, Pardo-Suíço e Sindi).

Na Feira do Bode deste ano, a Emparn vai participar do Leilão Terra da Liberdade, com 16 bovinos, além de outros animais, como caprinos e ovinos. No local foi montado um estande com os produtos da empresa, folders e informações sobre algumas pesquisas desenvolvidas pelo órgão. Na Exposição haverá ainda o julgamento de cabras e bois. Nesta edição, 1.200 animais serão avaliados por árbitros de pista para a escolha do animal que representa a melhor raça nas mais diversas categorias.

Para os visitantes não criadores, a Festa do Bode também vai oferecer uma série de opções para divertimento como o VII Festival da Gastronomia Caprina, que já faz parte do evento e tem atraído muitos degustadores da culinária da carne de caprino e ovino, e VI Exposição Estadual da Raça Nativa. Além disso, o público também vai poder ouvir poetas e repentistas entre outras atrações culturais.

Uma das novidades da Festa do Bode deste ano é a realização do 1º Bregabode, evento que traz para Mossoró nomes da música brega. Na quinta-feira (4), Fernando Mendes se apresenta. Na sexta-feira (5), Zezo dos Teclados sobe ao palco, seguido por Odair José No sábado (6). No fechamento, no domingo (7), é a vez de Lairton dos Teclados. Os artistas da terra Nida e Kekely Lira, Renata Falcão, Simara, Alzinete ,Orlando Peres e Francis Dias também se apresentam ao longo da programação.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE), Betinho Rosado, a Festa do Bode tem tudo para continuar sendo um dos maiores eventos de caprinos e ovinos do Estado no que pese ser uma exposição mista como vem acontecendo nos últimos cinco anos.

A Festa do Bode é promovida pela Prefeitura Municipal de Mossoró, em parceria com o Governo do Estado, através da Emater-RN, e outras instituições públicas e privadas.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo