Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/05/2013 08h39

Micro e pequenos empresários estão mais confiantes, revela pesquisa

Cerca de 92% dos proprietários de micro e pequenas empresas esperam por crescimento nas atividades até junho

notícias relacionadas

Os proprietários de micro e pequenos empreendimentos estão confiantes no crescimento de suas atividades, conforme indica o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN), divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A pesquisa é mensal e há dois meses vem apresentando crescimento. Em abril, o índice chegou ao nível 116, dentro de uma escala que vai a 200, o que representa um aumento de 1,2% em relação ao mesmo período de 2012.

Os números se justificam. De acordo com o Sebrae, o faturamento obtido no mês de março foi 17% maior do que em janeiro. "Fatores estruturais contribuíram com a recuperação no desempenho das empresas em março, o que elevou a confiança dos empresários, como a expansão do crédito e o aumento real da renda dos trabalhadores", explica o presidente da entidade, Luiz Barretto. "O mês de março foi favorecido também pela desoneração nas folhas de pagamento, sem falar na redução da tarifa de energia, que beneficiou principalmente as indústrias de pequeno porte, setor que mais cresceu no período".

De acordo com o Sebrae, 92% dos proprietários de micro e pequenas empresas esperam por estabilidade ou crescimento nas atividades até junho. O setor de comércio e serviços é o mais otimista.

O cálculo do ICPN leva em consideração a atividade dos pequenos negócios no mês anterior, bem como a expectativa para os meses seguintes. A pesquisa é feita mensalmente com 5,6 mil microempresas e empresas de pequeno porte dos setores da indústria, do comércio, dos serviços e da construção civil.

 

Fonte: Agência Brasil


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo