Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/11/2011 15h57 - Atualizado em 07/11/2011 16h06

Apicultores potiguares produzem própolis vermelha

Demanda crescente motiva apicultores da região do Mato Grande a investir em novo produto

notícias relacionadas

 

O setor apícola do Rio Grande do Norte, sétimo maior exportador de mel do País, passa por um processo de inovação com investimento em novos nichos de mercado. Apoiados pelo Sebrae-RN, os apicultores potiguares começam a produzir própolis vermelha no Estado, estimulados especialmente pela capacidade produtiva e demanda crescente de consumidores. A iniciativa é dos apicultores de Touros, município a 100 quilômetros de Natal. Ainda neste ano, serão construídos os primeiros apiários para a colheita do produto.

“Estamos otimistas com a possibilidade de desenvolver esse novo trabalho junto aos apicultores de Touros. A cadeia produtiva do setor apícola propicia este processo de inovação dentro da produção. São alternativas que agregam valor e garantem a sustentabilidade do setor”, garante gestor do Projeto de Apicultura do Sebrae-RN, Lecy Gadelha.

A própolis vermelha é uma substância resinosa, coletada por abelhas africanizadas de diversas partes das plantas, como brotos e botões florais. O material é extraído, principalmente, de vegetação presente em áreas de mangue, abundante na região de Touros. Além das propriedades medicinais reconhecidas, e utilizadas, principalmente pela indústria farmacêutica, a própolis vermelha possui uma agregação de valor diferenciada em relação à própolis verde, o tipo mais comum. O quilo do produto pode ser comercializado a R$ 450.

“Estamos com essa expectativa. Faltam algumas definições, mas está sendo interessante reunir os apicultores em torno deste projeto, que possui um mercado vasto”, considera o produtor Ubiramar Costa. Experiências exitosas de outros estados do Nordeste servem de estímulo para os apicultores do Rio Grande do Norte, que conheceram apiários e a forma de manejo da própolis vermelha, durante o Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen e VI Seminário de Própolis do Nordeste, realizados em Ilhéus (BA).

A intenção do Sebrae-RN é implantar, a partir do próximo ano, o Polo de Pólen na região do Mato Grande, através das ações do Projeto de Apicultura desenvolvidas junto aos produtores da Comunidade Santa Luzia, em Touros. A medida beneficiará outros apicultores da região, que unificarão a produção de diversos apiários em torno da associação já existente.

O Sebrae-RN realizará treinamento para os produtores da região entre os dias 9 a 13 deste mês. O foco da capacitação serão o processamento e a produção do pólen, desde a instalação de apiários até o beneficiamento, que requer um manejo específico para o produto. A criação do Polo é mais uma forma de promover o fortalecimento dos apicultores potiguares.

 

Fonte: Agência Sebrae


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo