Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

13/07/2012 09h26

Salão apresenta insumos sustentáveis para construção

A chapa de madeira plástica, constituída de materiais reaproveitados, é uma das soluções sustentáveis para a construção civil.

notícias relacionadas

Um dos principais insumos da construção civil, a madeira pode ser substituída por materiais mais sustentáveis e que não provocam impacto ambiental ou desmatamento. É o caso da chapa de madeira plástica, blocos feitos a partir de materiais reciclados. A madeira plástica não usa madeira florestal e pode ser aproveitada tanto nas edificações quanto em equipamentos. A novidade será apresentada na Feira do Empreendedor do Rio Grande do Norte, que acontece entre os dias 1 a 4 de agosto no Centro de Convenções de Natal.

O material faz parte do rol de produtos que serão expostos pela Recicla Brasil, uma das empresas expositoras do Salão da Construção Civil no maior evento de empreendedorismo do estado. O espaço terá 37 metros quadrados e visa difundir as novas tecnologias voltadas para o setor e estimular a capacitação por parte dos profissionais que atuam nessa área.

"Existe no mercado uma alta demanda por mão de obra qualificada para a indústria da construção civil. Queremos orientar e incentivar os profissionais a buscar capacitação e ter uma visão mais empreendedora. Mais que funcionários, esses profissionais podem se tornar prestadores de serviço quando bem qualificados", explica a coordenadora do Salão da Construção Civil no evento, Cátia Muniz.

Devido à parceria entre o Sebrae e o Senai, será instalado na Feira do Empreendedor o Centro de Capacitação em Construção Civil Rosário Carisso. No local, haverá unidades demonstrativas de diversas atividades do segmento, como bombeiro hidráulico, gesseiro, eletricista, pintor e assentador de revestimentos. A proposta das unidades demonstrativas é que os visitantes visualizem o passo a passo de cada uma das atividades e como são estruturados os cursos direcionados aos profissionais dessas áreas.

O visitante também poderá conferir um kit básico de ferramentas e utensílios para cada uma das profissões, levando informações sobre custos e onde podem ser encontrados. O Salão da Construção Civil fará uma demonstração do curso de operador de máquinas, através de simuladores.

Além disso, equipes de técnicos do Sebrae vão orientar os profissionais que exercem essas atividades da construção civil como se formalizar como Empreendedor Individual (EI) e se cadastrar no Portal da Construção Civil, que reúne empresas em um espaço virtual para estimular o desenvolvimento do setor e promover negócios.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo