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09/09/2013 08h55

Evento estimula inserção de pequenos nas compras públicas

O Fomenta 2013 consta de seminário, oficinas, palestras e uma rodada de negócios multissetorial, que vai aproximar pequenas empresas de instituições públicas

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O Rio Grande do Norte tem potencial para aumentar o volume de negócios realizados entre as micro e pequenas empresas e instituições públicas dos atuais R$ 79 milhões para até R$ 134 milhões por ano, segundo projeções do Sebrae e Confederação Nacional dos Municípios. Para incentivar a participação nos processos licitatórios e se aproximar desse montante, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove o Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais (Fomenta 2013).

O evento será realizado nos dias 25 e 26 deste mês, na Escola de Governo, que fica situada no Centro Administrativo do estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo 0800 570 0800. O foco será capacitação e aproximação para geração de negócios. A programação consta de seminário, oficinas e palestras, que giram em torno das regras e dispositivos legais para que empresas de pequeno porte possam integrar os processos de aquisições públicas. Serão apresentados programas e experiências exitosas nessa área em vários estados.

Nota fiscal eletrônica, certificação digital, elaboração de edital de licitação, obrigatoriedade do tratamento diferenciado para as MPEs nas licitações e a visão do Tribunal de Contas da União quanto à aplicação da Lei Geral também entram nas discussões. Além disso, serão realizadas oficinas que explicam as regras para pregões eletrônico e presencial. A programação completa do evento poderá ser conferida no endereço http://portal2.rn.sebrae.com.br/fomenta/.

Mas uma das partes mais importantes da programação do Fomenta 2013 é a Rodada de Negócios Multissetorial, que deve promover cerca de 250 reuniões entre as empresas participantes e as instituições âncoras. Foram convidadas 24 instituições, como Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Coderno, Fiern, Sistema S (Sebrae, Senai, Senac, Sesc e Sesi), Caern, Conab, Correios, Uern, UFRN, Petrobras, Potigas, Prefeitura de Natal e Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh).

O principal objetivo da Rodada de Negócios é aproximar essas instituições das micro e pequenas empresas que comercializam os mais diversos produtos e serviços, como locação de veículos, uniformes profissionais, material de escritório, material de informática, material de higiene, limpeza e descartáveis, fornecimento de refeições, organização de eventos, serviços de lavanderia, serviços de paisagismo, imunização e controle de pragas. Cada empresa poderá agendar até 12 encontros com as âncoras convidadas. Para participar, é preciso se inscrever no site www.rodada.com.br/.

Para as instituições, a Rodada de Negócios possibilita a identificação rápida de novos fornecedores e o estabelecimento de novas parcerias para melhor conhecimento do mercado. Uma das vantagens para as pequenas empresas participantes é o relacionamento direto com diretores e gerentes de compra das instituições públicas. O encontro também possibilita de contato com diversos potenciais compradores de seus produtos ou/serviços em um mesmo ambiente. Além disso, empreendedores tomam conhecimento do que é necessário para atender às exigências do mercado e divulgação de produtos e da marca da empresa.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


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