Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/05/2013 11h40

XI Enel conta com vasta programação entre os dias 5 a 8 de junho

Durante o Enel, será realizado também o Encontro com Secretários Municipais de Agricultura

notícias relacionadas

O Sebrae no Rio Grande do Norte finalizou a programação técnica da décima primeira edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que será realizado no período de 5 a 8 de junho, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN). O evento terá palestras, cursos, painéis, mesas redondas, debates, encontros e estudos de casos. A grade completa está no site http://enel.rn.sebrae.com.br, onde também estão sendo realizadas as inscrições. O encontro é planejado para receber um público de até 16 mil pessoas.

Os cursos envolvem vários temas, como morfologia para caprinos e ovinos leiteiros, produção de biomassa à base de mandioca, dietas a partir de volumosos, inovação tecnológica nas propriedades rurais, aplicação de Nisina em queijos artesanais, fabricação de iogurte e bebidas lácteas, fabricação de queijo de minas frescal, estruturação de pequenos laticínios para comercialização de produtos, cálculo da quantidade de forragem para o rebanho, utilização da palma forrageira, pragas e doenças que afetam a palma, melhoramento genético de ovinos e caprinos, ordenha higiênica, entre outros.

Um dos destaques é o curso de Apresentação e casqueamento de animais, que terá conteúdos teóricos e, principalmente, práticos. Essa capacitação será ministrada durante todos os dias do evento. Outro ponto alto do Enel será o painel Práticas de Convivência com a Seca, que vai reunir os especialistas no assunto de vários estados para discutir alternativas para driblar a baixa produção do segmento em épocas de estiagem. O painel será realizado no dia 6 de junho.

Essa programação técnica é um dos pontos fortes do Enel - que, pela terceira vez, é realizado no estado. Os cursos e minicursos na área de derivados do leite serão ministrados pelo corpo técnico da maior escola de laticínios do Brasil, o Instituto Cândido Tostes, situado em Minas Gerais.

Crédito
Na programação do encontro, consta ainda uma mesa redonda sobre oportunidades de crédito para quem busca custeio, investimento e comercialização no setor leiteiro, com participação de agentes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil e Caixa. Em outra mesa redonda, serão apresentadas as experiências exitosas do projeto Balde Cheio no Nordeste.

Durante o Enel, será realizado também o Encontro com Secretários Municipais de Agricultura, que devem propor políticas e ações para impulsionar a pecuária leiteira nas cidades nordestinas. A reunião ocorre no encerramento do evento. Na abertura, será realizado o Encontro Norte/Nordeste de Gestores da Carteira de Leite e Derivados do Sistema Sebrae.

Além da vasta programação de capacitações práticas e teóricas, os participantes do encontro contarão com vitrine de lácteos e concurso de queijos regionais, exposição de máquinas, equipamentos, serviços, insumos e embalagens. Além disso, será realizado também o torneio leiteiro com as raças bovinas de Girolando, Gir, Holandês, Sindi, Guzerá e Mestiça, assim como exposição, julgamento e leilão de animais, tanto bovinos quanto equinos, caprinos e ovinos. O Enel é promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), com apoio de diversos parceiros.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo