Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/07/2015 09h05

Sebrae e governo traçam metas para programa Pró-sertão

Programa RN Sustentável, do governo do estado, assegurou US$ 540 milhões para capacitar novos empresários de facções têxteis.

notícias relacionadas

Para ampliar as ações do programa Pró-sertão no interior do estado, o Sebrae no Rio Grande aderiu ao RN Sustentável para dar ainda mais suporte aos empresários que atuam na cadeia de suprimentos de grandes indústrias do segmento têxtil e de confecções. A idéia é qualificar os empresários que participem do projeto. As ações que serão desenvolvidas estão sendo discutidas em reuniões com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Senai.

Na última reunião, ficou acordado que vão ser investidos ao menos US$ 540 milhões, advindos do Banco Mundial. Segundo o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, a entrada do RN Sustentável no Pró-Sertão vai garantir a continuidade e a ampliação do projeto no que desrespeita a capacitação dos novos empresários de facções têxteis . “É importante, é estratégico e é motivo de comemorarmos porque vai beneficiar vários empreendedores do interior do estado”, comenta João Hélio.

O Pró-sertão contribui para a geração de emprego e renda, através do apoio à implantação de facções de costura nos municípios potiguares, visando o aproveitamento das oportunidades decorrentes da ampliação mercadológica do setor de confecções. A expectativa é que sejam implantadas 300 unidades de facção até dezembro de 2020. Com isso, 12 mil empregos diretos devem ser gerados, alcançando um índice de produção de 126 mil peças por dia.

No Rio Grande do Norte, as mais de 50 unidades produtoras de costura criadas em decorrência do Pró-Sertão auxiliam na produção de 350 mil peças por mês, e atendem a empresas como Hering e Guararapes. Até o final de 2015, serão 40 novas facções criadas no estado, movimentando a economia de municípios do interior e auxiliando na geração de emprego de pequenas cidades. “Essa parceria vai aquecer ainda mais a economia local, ampliando ainda mais a renda dos potiguares que aderem o projeto”, comenta a gerente executiva do RN Sustentável.

O Pró-Sertão é uma parceria entre Sebrae, Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e Governo do Estado, que em conjunto oferecem orientação empresarial para abertura de empresas e licenciamento ambiental; capacitação em costura e qualificação de mão de obra; além de saúde e segurança do trabalho. Após a abertura da empresa, o Sebrae também incentiva empreendedor por meio do programa Sebraetec, que promove o acesso subsidiado a serviços em inovação, tecnologia e gestão empresarial.

“Essa é uma grande oportunidade para os pequenos negócios porque, além de agregar valor às grandes indústrias de confecções, é garantido aos empresários a oportunidade de desenvolver o espírito empreendedor por meio das qualificações que vão ser ofertadas pelo Senai”, diz Verônica Melo, gestora do projeto Confecções do Sebrae-RN.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo