STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

19/06/2013 08h42 - Atualizado em 19/06/2013 08h58

Semana do MEI terá mais de 5 mil atendimentos no RN

O foco da mobilização, que acontece em todo o país, é formalizar negócios e também capacitar os microempreendedores a se tornarem mais competitivos. O evento acontece de 1º a 6 de julho

notícias relacionadas

Sebrae no Rio Grande do Norte espera realizar 5.082 mil atendimentos em todo estado com a realização da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que ocorrerá no período de primeiro a 6 de julho. A mobilização acontece simultaneamente em todo o Brasil e visa estimular o desenvolvimento dos negócios de quem está enquadrado nessa categoria jurídica e também trazer para formalidade autônomos que desejam registrar suas empresas. No Rio Grande do Norte, haverá programação em diversas cidades do interior e na capital, onde serão montadas tendas em pontos estratégicos para atender melhor ao público alvo da mobilização. Os atendimentos serão realizados das 8h às 18h. 

O Sebrae no Rio Grande do Norte elaborou uma cartilha especial para ser distribuída durante a Semana do MEI. A publicação traz um passo a passo com as informações necessárias para cadastrar o negócio no Portal do Empreendedor e obter o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). A cartilha contém ainda explicações de como emitir documentos, como nota fiscal e certidões negativas, obter alvarás e dar baixa na empresa, assim como tirar as principais dúvidas acerca da formalização e parte fiscal do negócio. 

Em Natal, uma estrutura será montada na praça Gentil Ferreira, no Alecrim. No local, haverá espaço para formalização, orientações, palestras e demais capacitação. Nesta edição, serão oferecidos quatro módulos das Oficinas SEI – SEI Vender, SEI Comprar, SEI Planejar e SEI Controlar Meu Dinheiro. Todas gratuitamente para microempreendedores já formalizados.

Além disso, no Alecrim, serão promovidas palestras com agentes da Previdência para mostrar as principais vantagens de se tornar um MEI. Também estão previstas palestras com as principais instituições financeiras que atuam com crédito e financiamentos direcionados a esse público. Estão confirmadas as participações da CaixaBanco do BrasilAgência de Fomento do RN (AGN) eBanco do Nordeste do Brasil, que apresentarão seus produtos aos empreendedores. A empresa Cielo vai explica também os benefícios do uso da máquina de cartão de crédito nos micro negócios.

Uma das novidades deste ano é a abertura de um outro polo de atendimento na zona Norte da capital potiguar. Para o público que atua nessa área da cidade, os atendimentos serão feitos no Norte Shopping, onde, além da programação disponibilizada nos demais postos de atendimento, haverá capacitação do projeto Integra, executado pela Associação Comercial do Rio Grande do Norte, envolvendo cursos na área de gestão. O projeto promoverá palestras em várias áreas, abordando os temas Técnicas de Vendas, Planejamento e Administração Financeira Familiar, A importância de Contabilizar, Encante o seu Cliente e Você é o melhor negócio.

“Além de formalizar, queremos levar capacitação para aumentar a competitividades dos empreendimentos que já estão formalizados nessa categoria jurídica. A intenção é mobilizar todo o Rio Grande do Norte em prol do empreendedorismo e da formalização”, explica a coordenadora do evento no estado, Ruth Suzana Maia.

A mobilização ocorre também nas cidades polos do interior, onde estão os escritórios regionais do Sebrae, como é o caso de Assú, Pau dos Ferros e Santa Cruz. No Seridó, será realizada a Feira do Microempreendedor, uma espécie de feira de negócios para aproximar os empreendedores. Já em Mossoró, os atendimentos irão acontecer no escritório do Sebrae e também na Praça da Independência, em frente ao Mercado Público Central. Mas haverá atendimentos em outras cidades.

Confira os locais já confirmados:

Natal - Praça Gentil Ferreira (Alecrim) e Norte Shopping (Zona Norte)
Santa Cruz - Escritório Regional do Trairí
São Paulo do Potengi - Praça da Matriz
Pau dos Ferros - Escritório Regional do Alto Oeste
Alexandria – Praça da Matriz
Apodi - Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
Rafael Fernandes - Câmara Municipal
Umarizal - Câmara Municipal
Currais Novos - Escritório Regional do Seridó Oriental
Lagoa Nova - Abescol
Santana do Mato - Casa de Cultura
Cerro Corá - Casa de Família
Tenente Laurentino - Câmara Municipal
Mossoró - Escritório Regional do Oeste e Praça da Independência
Areia Branca - Sala do Empreendedor
Upanema - Centro de Convenções
Rafael Godeiro - Câmara Municipal
Caraúbas - Câmara Municipal
Serra do Mel - Câmara Municipal
Comunidade Pau Branco - Escola Municipal
Messias Targino - Câmara Municipal
Comunidade Maisa - Escola Municipal
Tibau - Câmara Municipal
Baraúna - Câmara Municipal
Campo Grande - Câmara Municipal
Assú - Escritório Regional do Vale do Açú
Macau – Campus da UFRN
Pendências - Escola estadual Maria Moura
Afonso Bezerra - Câmara Municipal
Angicos - Casa da Cultua
Caicó – Escritório Regional do Seridó Ocidental e Feira do MEI na Ilha de Santana

*Fonte: Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo