Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/06/2011 05h11 - Atualizado em 21/07/2011 14h57

Semana do Empreendedor quer promover crescimento sustentável dos empresários

Meta é capacitar 25 mil pessoas e formalizar 600 empreendedores desta segunda-feira (27) até sábado (2).

Por: Felipe Gibson

notícias relacionadas

Organizada com o propósito de formalizar micro e pequenos empresários, a Semana do Empreendedor Individual, do Sebrae/RN, que ir além neste ano. Além das formalizações, a 3ª edição do evento, que foi aberto nesta segunda-feira (27), concentra esforços para promover uma evolução sustentável para os empreendedores. Em números, a meta é capacitar 25 mil pessoas e formalizar 600 negócios até o sábado (2) em todo o estado. 

Na estrutura montada na praça Gentil Ferreira, no Alecrim, o Sebrae/RN mantém um balcão de informações, uma sala onde os empreendedores são formalizados e outro ambiente para a realização de palestras durante todo o dia. "Queremos fornecer um nível de informação que promova sustentabilidade. Não é só estrutura, vislumbra o crescimento", afirma Frank Medeiros Silva, Gestor Estadual do Empreendedor Individual no Rio Grande do Norte.

Quem estiver passando pela rua e tiver interesse pode participar. Gente como o feirante Mouraci Bezerra de Morais, que busca a formalização para dar mais segurança ao negócio. "O objetivo é ter algum direito, ser legalizado. Quando você é informal e perde algo, só sai com uma mão na frente e outra atrás", explica. De acordo com Frank Medeiros, o maior índice de empresas formalizadas pelo Sebrae/RN pertence aos setores de comércio e serviços.

O Gestor Estadual do Empreendedor Individual no Rio Grande do Norte conta que se destacam os mercadinhos, no comércio, e os salões de beleza, nos serviços. Um exemplo é a cabeleireira Rosane da Silva Bevenuto, que formalizou o salão Dunas, localizado na avenida João Medeiros Filho, zona Norte. "Tudo é mais difícil quando se é autônomo. Agora vou ter mais facilidade para fazer um cartão de crédito, por exemplo".

Além dos serviços de informações e formalizações do Sebrae/RN, a estrutura da tenda conta ainda com os serviços oferecidos por parceiros para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Entre as instituições que apóiam a Feira do Empreendedor estão Banco do Brasil, Caixa Econômica, Agência de Fomento do RN (AGN), INSS, Ceape e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O atendimento vai das 8h às 18h.

A escolha do Alecrim como ponto central ocorreu pelo fato de o bairro concentrar a maior parcela de empreendedores informais da cidade. A Feira do Empreendor tem ainda dois pontos para formalização em Natal, na sede do Sebrae, na avenida Prudente de Morais, e na BR-101, próximo ao supermercado Makro, tenda que terá seu funcionamento iniciado nesta terça-feira (28). Pelo interior do estado, o Sebrae/RN vem oferecendo pontos de atendimento em Açu, Mossoró, Currais Novos, Santa Cruz e Pau dos Ferros. A Semana do Empreendedor acontece simultaneamente em todos os estados brasileiros. 

Hoje o RN possui um total de 17.059 empreendedores, dos quais cerca de 6.000 tocam suas empresas em Natal. No Brasil, desde que foi criado, o Programa Empreendedor Individual tem cerca de 1,2 milhão de trablhadores formalizados. O objetivo nacional do evento, que ocorre em todos os estados brasileiros, é atender mais de 50 mil empreendedores e formalizar mais de 40 mil em seis dias.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo