STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/09/2014 08h45 - Atualizado em 15/09/2014 09h22

Semana do Alzheimer será comemorada em Natal

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais

notícias relacionadas

Com a proposta de orientar a população sobre a prevenção, causas e tratamentos da doença de Alzheimer, durante todo o mês de setembro há uma intensa divulgação sobre a doença e seus comprometimentos. A Associação Brasileira de Alzheimer do RN (Abraz/RN) vai promover vários eventos em Natal, entre os dias 18 e 21 deste mês. O Dia Mundial do Alzheimer, celebrado em 21 de setembro, foi instituído o pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1994.
 
A Semana de Alzheimer em Natal terá início no dia 18, com o evento “Abraço na Praça”. A movimentação, com distribuição de panfletos sobre o Alzheimer, será realizada na Praça 7 de setembro, no centro da cidade, às 9h. No dia 19, a psiquiatra Euglena Lessa irá proferir uma palestra sobre o Alzheimer, no Centro Pastoral da Paróquia de Santa Teresinha, na Sala João Dias, às 15h. A paróquia está localizada na Avenida Rodrigues Alves, no Tirol.
 
No dia 20 de Setembro, às 8h, será realizado o Café Cultural, no Bosque das Mangueiras, no bairro de Lagoa Nova. No dia 21 de Setembro mais uma panfletagem será realizada no bairro de Ponta Negra, às 9h.
 
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social, interferindo no comportamento e na personalidade. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas sofrem do Mal de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer.
 
De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.

Serviço:
Dia 18: Abraço na Praça – Praça 7 de setembro – 9h
Dia 19: Palestra – Paróquia Santa Teresinha – 15h
Dia 20: Café Cultural – Bosque das Mangueiras – 8h
Dia 21: Panfletagem – Ponta Negra – 9h

*Fonte: Assessoria de Imprensa


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo