STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

31/12/2011 11h19 - Atualizado em 31/12/2011 12h12

Construção Civil fecha o ano com crescimento de 5,5 % no RN

Maior parte das obras que alavancaram o setor é privada

Por: Marcelo Lima

notícias relacionadas

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Rio Grande do Norte (Sinduscon/RN), Arnaldo Gaspar Júnior, o ano de 2011 “foi de estabilização e de crescimento com qualidade”. Segundo ele, o crescimento de 5,5% no setor este ano se deve essencialmente às obras privadas. “Sempre quando existe a troca de governos, as obras públicas normalmente diminuem”, disse, referindo-se ao governo estadual e Federal.

Nacionalmente, a construção civil desacelerou em relação a 2010. Na ótica do presidente do Sinduscon/RN, essa análise deve ser cuidadosa e relativizada. “2010 foi um ano atípico, foi acelerado porque 2009 foi extremamente deprimido”, argumentou.

Na avaliação do dirigente do sindicato, o governo Federal poderia ter contribuído mais para o crescimento do setor, se não tivesse reajuste para cima a taxa básica de juros e segurado o crédito no país. “Independentemente da crise internacional, no primeiro semestre, houve um resfriamento da economia internamente, pelo próprio governo”, afirmou.
  
Outro indicador que mostra que a construção civil não passa por um momento ruim, na avaliação do Sinduscon, é o nível de emprego. No Rio Grande do Norte, o setor é responsável pela geração de 40,5 mil empregos. Conforme o presidente do Sinduscon, só neste ano, foram abertos mais dois mil postos de trabalho.    

No início de dezembro deste ano, o governo federal anunciou um pacote de desonerações de tributos para diversos setores da economia, inclusive para as construtoras que trabalham com o programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. A alíquota do Regime Especial de Tributação (RET) caiu e o valor máximo do imóvel considerado popular subiu. “Todo incentivo que vier para o nosso setor é bem-vindo”, concluiu Arnaldo Gaspar.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo