Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

18/10/2012 15h43 - Atualizado em 18/10/2012 15h45

Comércio é destaque na Festa do Boi 2012

Com dois leilões a menos do que no ano passado, o comércio puxa o intenso movimento da 50ª edição da Festa do Boi.

Por: Marcella Mendes

notícias relacionadas

A 50ª edição do evento que já é consolidado como uma das principais exposições pecuaristas do Brasil está sendo marcada pelo intenso movimento do comércio. Com uma variedade de stands, que vão de lojas de implementos agrícolas a restaurantes, passando por confecções e acessórios para pecuaristas, o comércio é o grande atrativo para muitas pessoas que visitam a Festa do Boi. O evento que começou dia 11, segue até o próximo sábado, 20 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

"Já faz cinco anos que eu participo da Festa do Boi e essa é o melhor ano para as nossas vendas", afirma Antônio Barbosa, que comercializa artigos de couro e aço. No stand ao lado, Alexsandro da Silva, também comemora os bons lucros. Ele é de Cachoeirinhas, município de Pernambuco, distante 600 quilômetros de Parnamirim. "Todos os anos, nós montamos a loja em várias exposições, e essa está sendo a melhor. Vale a pena vir de longe para vender aqui", afirma o comerciante, que vende cabrestos.

A grande visitação, que superou a marca das 400 mil pessoas, é motivo de comemoração para os organizadores do evento. Por outro lado, os leilões, um dos pontos altos da Festa do Boi, ficaram abaixo da média. Nesta edição, serão realizado seis, dois a menos do que em anos anteriores. Segundo a Associação Nacional de Criadores do Rio Grande do Norte, a seca foi o principal motivo da baixa procura por inscrições. "Os agricultores estão com receio de realizar novos investimentos. Já está difícil para muitos pecuaristas manter os animais que eles possuem", explica Marcelo Abdon, assessor de comunicação da Anorc.

As atrações culturais também são destaques na Festa do Boi. A Anorc, em parceria com a Assembleia Legislativa, está promovendo shows em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. As apresentações são gratuitas, na área livre do Parque Aristófanes Fernandes. Nesta quinta-feira, a partir das 19h30, sobem ao palco os artistas Lane Cardoso e Alvimar Farias.

Sebrae/RN resgata a história do leite na Festa do Boi

Já na entrada do stand do Sebrae/RN, o visitantes da Festa do Boi fazem uma verdadeira viagem aos tempos das casas de fazenda. Um museu montado no local, resgata a história do leite desde o surgimento da bovinocultura até as mais modernas tecnologias do leite e derivados. "Todos os anos, o Sebrae traz um tema dentro dos projetos que são trabalhados pela instituição", explica o gerente da unidade de agronegócios, Ronil Rodrigues.
Além da exposição, o complexo do Sebrae reúne restaurantes e um espaço para degustação de leite e derivados. No Espaço Empreendedor, estão sendo realizadas capacitações para os produtores rurais. A programação inclui palestras, debates e minicurso, que visam atualizar o produtor acerca de temas ligados ao agronegócio.

 

Fonte: Foto: Cláudio Abdon


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo