STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/02/2013 09h58

Sebrae abre inscrições para turma do Empretec em Natal

A metodologia baseia-se no reconhecimento do potencial empreendedor do participante

notícias relacionadas

O Empretec - uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), aplicada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae - leva os participantes a vivenciarem mudanças comportamentais, revendo conceitos e atitudes. Em 2013, a primeira turma do seminário em Natal será realizada no período de 4 a 9 de março, no entanto, é preciso fazer inscrição bem antes, já que a fase de entrevistas ocorre entre 18 e 28 de fevereiro.

A metodologia baseia-se no reconhecimento do potencial empreendedor do participante. Durante o curso, os alunos abordam características do comportamento empreendedor, como persistência, iniciativa de correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informação, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.

Os empreendedores que participam do seminário no começo do ano têm o privilégio de fazer seu planejamento anual já com uma nova visão. A proposta é estimular o comportamento empreendedor dos participantes para que consigam desenvolver os negócios ou abrir uma empresa com mais conhecimento e segurança, o que contribui para alcançar o sucesso mais rápido.

O Empretec já ajudou várias pessoas a se tornarem proprietários de empresas ou a melhorarem os negócios. Esse é o caso de Karina Cavalcante, que, em Natal, está à frente da franquia americana Fastrackids, um centro de aprendizagem que atua com desenvolvimento cognitivo infantil. A empresária, por vezes, tentou fazer o seminário e só concretizou no ano passado. E os reflexos não poderiam ser melhores. "Muito do meu comportamento mudou depois do Empretec", revela.

Com a imersão na busca das características empreendedoras, Karina Cavalcante descobriu as fragilidades e aptidões. "Consegui encontrar meus pontos fortes, os pontos fracos e como eles enfraquecem a capacidade de liderança. Quando você consegue perceber esse perfil empreendedor em você, fica mais fácil identificar nas pessoas as habilidades empreendedoras", explica a empresária, que, antes, sofria na seleção de pessoal para atuar na empresa. Hoje, faz uma seleção que elimina candidatos que não têm perfil para vaga e vão proporcionar baixo rendimento.

Um das fragilidades identificadas durante os dias do Empretec foi a dificuldade em estabelecer metas, ponto negativo que vem sendo revertido. Entre os pontos positivos está à inclinação para produtividade e melhoria dos processos. "Fortaleci essas características, aplicando check list e formulários no dia a dia da empresa". Apesar de visualizar essa característica, Karina Cavalcante também percebeu que é preciso melhorar sempre. "Minha comunicação não era tão eficiente porque meu raciocínio era muito mais rápido que a fala. Para mim, algo estava compreensível enquanto isso as pessoas não compreendiam. Agora, equilibro melhor". Atualmente, a franquia natalense é a que apresenta o melhor desempenho entre as unidades do Brasil.

Serviço:
Para agendar a entrevista, o candidato deverá ligar para o call Center do Sebrae no Rio Grande do Norte, através do 0800 570 0800.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo