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09/01/2012 17h37

Natal Pensando Moda leva sete empresas ao Rio Fashion

As peças serão apresentadas na semana de moda carioca, que começa nesta terça-feira (10).


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 Coleções inspiradas na junção de elementos franceses, holandeses, africanos e indígenas, durante o período colonial do Rio Grande do Norte. Essa é a proposta de moda outono/inverno 2012 que sete empresas potiguares, participantes do projeto Natal Pensando Moda, vão apresentar no Senac Rio Fashion Business, que é considerado a maior bolsa de negócios de moda da América Latina. O evento será aberto nesta terça-feira (10) e prossegue até o dia 13 no Jockey Club do Rio de Janeiro (RJ). O Natal Pensando Moda é desenvolvido pelo Sebrae-RN, em parceria com o Sistema Fiern/Senai, e visa estimular a produção de peças revestida de cultura, identidade, elementos regionais e com valor agregado. Para isso, conta com a consultoria do estilista Ronaldo Fraga.

A partir do tema ‘Desbravando Terras Potiguares’, os estilistas das empresas Anna Marcolina, Avohai, Florbella, LO’R, Nova Bossa, S. Design e Wagner Kalieno desenvolveram coleções de roupas femininas, masculinas e acessórios para as próximas estações que aliam cortes, formas, padronagem e formas à miscigenação entre os povos europeus (franceses e holandeses), africanos e indígenas, remetendo ao período de colonização nas terras potiguares. O resultado da pesquisa foi um traçado de linhas e pontos, e coleções cheias de mistérios, segredos, detalhes, versáteis, românticas e de forte identidade.

De acordo com a gestora do Natal Pensando Moda, Verônica Melo, essa coleção outono/inverno 2012, que está sendo apresentada pela primeira vez no Rio de Janeiro, não teve a participação direta de Ronaldo Fraga, mas as marcas desenvolveram as coleções norteadas pelas consultorias individualizadas do estilista mineiro. “As empresas absorveram as orientações de Ronaldo Fraga e a ponto de conquistarem essa autonomia para criar roupas com conceito, mas também focadas no mercado consumidor, já que o intuito maior do projeto é o acesso a novos mercados para as marcas participantes”. Entrando neste ano na quarta edição, o projeto pretende gerar mais negócios para empresas do setor de confecções do Rio Grande do Norte.

Inspirações
 Criatividade não falta às marcas. A aposta da Avohai, por exemplo, foi na quermesse, com uma coleção que resgata tradições, reencontros, nostalgia, emoções, paqueras, afetos, romances e muita cultura. As peças transmitem um ar de sofisticação, materiais nobres, estampas fofas e uma alfaiataria perfeita. Já a LO’R uniu o mix étnico com o romântico, cujo resultado inspirou uma coleção rica e versátil, de peças românticas e fortes. Do romantismo, vem o DNA da marca, que foi influenciado pela colonização dos franceses e holandeses.

A arquitetura e objetos de estilo europeu deixados no RN, como lustres franceses, remeteram à estampa principal da coleção. Franjas, plumas e penas são o legado dos povos africano e indígena, resultando em peças de identidade forte. A marca recorreu a tecidos de algodão, seda, plissado e transparência, utilizando materiais, como plumas, couro e penas, além de estampa tribal love e ramos ilustrados.

A coleção de acessórios da S.Design é denominada ‘Doces Bárbaros’, que remete à bravura dos índios tapuias. São peças ricas em cores, de grandes desenhos e enormes adornos. O brilho do chão nas pedras, o gavião de bico amarelo colore colares, brincos e anéis. Da prisão dos índios, as coleiras e os braceletes. Enfim, uma coleção bárbara, de bravura e beleza.

 

Fonte: ASN- RN


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