Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/08/2012 08h56

Começa nesta sexta-feira (10) a Festa do Bode em Mossoró

Serão promovidos minicursos, palestras e seminários, em que serão debatidos mais atuais temas relativos à atividade agropecuária.

notícias relacionadas

Das 405 mil cabeças do rebanho de caprinos do Rio Grande do Norte, mais da metade está concentrada no Oeste Potiguar. Pela importância na economia, a região sediará mais uma edição da Festa do Bode, que terá início nesta sexta-feira (10) e seguirá até domingo (12), no Centro de Comercialização Armando Buá, em Mossoró. Parceiro na organização do evento, o Sebrae no Rio Grande do Norte desenvolverá uma programação diferenciada, com foco na capacitação dos criadores, por meio do Projeto Aprisco.

A proposta é elevar o padrão de qualidade dos animais potiguares e estimular o potencial existente na atividade. Serão promovidos minicursos, palestras e seminários, em que serão debatidos e apresentados os mais atuais temas relativos à atividade, como doenças, ordenha, manejo, e técnicas de melhoramento genético. Todas as atividades serão realizadas em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

"Temos um rebanho muito representativo e precisamos promover algumas melhorias. Esse processo já é feito com as ações do Projeto Aprisco, mas, durante a Festa do Bode, intensificaremos o trabalho junto aos criadores, como forma de melhorar a qualidade dos animais", informa o gestor do Projeto Aprisco do Sebrae-RN, Vamberto Torres.

Na sexta-feira (10), os criadores poderão participar do Seminário da Cadeia Produtiva da Caprinocultura, que ocorrerá das 8h às 11h30 e discutirá as temáticas: "Prejuízos da mastite e importância da ordenha higiênica da caprinocultura leiteira", "Boas práticas agropecuárias de ordenha", e "Alimentação de caprinos e ovinos". Também serão realizados três minicursos, com temas relativos ao manejo sanitário de caprinos leiteiros, e inseminação artificial, que será abordada em dois momentos: teoria e prática.

Além de todas as atividades de cunho técnico, a Festa do Bode terá leilões e exposição de animais, torneios leiteiros, desfiles de animais e shows artísticos. O evento é realizado pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró, com apoio do Governo do Estado.

Desde 2005, o Sebrae-RN aposta na qualificação dos pequenos criadores para expansão da atividade no Estado através de projetos de apoios ao produtor rural. O principal deles é o Aprisco, que atende a 800 criadores de cidades situadas nas regiões Oeste, Sertão Cabugi, Seridó e Trairi.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo