Prefeitura do Natal

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/01/2011 14h42

Dados do IPTU poderão ser recadastrados em Mossoró

Secretaria de Tributação de Mossoró aguarda apenas a liberação de recursos do Ministério da Fazenda

notícias relacionadas

 

Por Ana Edite Ulisses/Portal Girando

Com o crescimento de Mossoró nos últimos anos, o número de habitantes aumentou e também de imóveis, fazendo com que áreas locais, antes não tão valorizadas, passassem a ter grande valorização. É por isso que a Secretaria de Tributação do município colocou como meta para este ano a realização de um recadastramento nos dados do IPTU, já que a última vez que algo foi feito desse tipo tem mais de 10 anos.

"Alguns dados que foram feitos naquela época não apresentam CPF e outras informações importantes do proprietário e do imóvel, como também muitas reformas em prédios na cidade já foram realizadas durante todo esse tempo, ao apresentar hoje uma realidade bastante diferente do que era a mais de 10 anos", afirma o secretário de tributação, Ubiracy Assunção.

Para a realização do recadastramento, o secretario informa que falta apenas a liberação de recursos do Ministério da Fazenda, já que o custo para esse tipo de procedimento chega a ser mais de R$ 3 milhões. Conforme Ubiracy, o custo para a realização é elevado, pois a atualização não está somente nos dados e sim também na parte de equipamentos que, caso seja realizado, usarão até mesmo imagens aéreas dos imóveis na busca de informações precisas.

Entretanto, com esse recadastramento, segundo o secretário, muitos benefícios virão, principalmente, no que se refere à arrecadação do IPTU em Mossoró. "Hoje, os valores do IPTU são atualizados de acordo com o reajuste da inflação e juntando os tributos pagos na cidade, o IPTU tem menos do que 10% na participação desse total. Mas, com certeza, com esse recadastramento a participação do IPTU nos tributos arrecadados irá dobrar.", confessa Ubiracy.

Pagamento do IPTU 2011

Até o final de fevereiro e início de março deste ano a Secretaria de Tributação de Mossoró pretende enviar os carnês do IPTU 2011 para os proprietários de imóveis. "É no carnê que estará exposto a forma de pagamento e os descontos para a quitação do IPTU, tudo bem esclarecido", declara o secretário Ubiracy Assunção.

Em relação aos tributos, estes poderão ser pagos em até seis parcelas. Segundo o calendário, a quota única e/ou primeira quota poderá ser paga até o dia 31 de março com desconto de 50%.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo