Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/08/2013 08h41

Inovação ajuda no crescimento e competitividade do negócio

Durante oficinas de inovação, empresários das regiões de Mossoró e Vale do Açu descobrem que é preciso inovar para se manter no mercado

notícias relacionadas

Embora ainda desconhecidos de muitos micros e pequenos empreendedores, os processos inovadores se configuram como uma das ferramentas de auxílio no crescimento do negócio e uma importante aliada na competitividade empresarial. De acordo com dados de 2010, o Brasil ocupação a 47ª posição no ranking mundial de inovação. Na tentativa de desmitificar a ideia de que inovar é restrito às grandes empresas, e estimular participação de micro e pequenos negócios, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove um ciclo de palestras voltadas para a temática. A capacitação Inovação: da idéia ao caminho, acontecerá em todos os municípios onde estão instalados os escritório regionais do Sebrae-RN.

A capacitação é parte integrante de um projeto maior, denominado Oficina Inovação - da ideia ao caminho - que será desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). O início das ações está previsto para o próximo mês de outubro.

A palestra reuniu dezenas de empreendedores e aspirantes a empresários na noite da quarta-feira (7), no Hotel VillaOeste, em Mossoró. A palestrante e consultora do Sebrae-RN, Adelle Nogueira, alertou os participantes para a necessidade de promover a inovação empresarial para se manter no mercado. Segundo ela, implantar continuamente os processos inovadores, sejam eles de produto, serviços, marketing ou ainda organizacional pode significar a morte ou sobrevivência do negócio.

"A inovação está na moda. Já está acontecendo, mais atinge muito mais os médios e grandes negócios. E queremos mostrar que pequenos também devem investir em inovação, pois isso determina a sobrevivência da empresa no mercado", enfatiza.

Para o gerente da Unidade de Acesso à Educação e Tecnologia do Sebrae-RN, João Bosco Freire, falta ainda ao micro e pequeno empreendedor, entender a inovação como ferramenta de gestão. Ainda segundo o gerente, após esta compreensão, os processos serão enxergados de outra forma. "Antes de qualquer coisa, o empresário precisa entender que a inovação é uma ferramenta de gestão, e que, quando aplicada na empresa, pode trazer resultados importantes. A palestra é justamente para promover essa sensibilização", destaca. João Bosco Freire, gerente da Unidade de Acesso à Educação e Tecnologia do Sebrae-RN.

Em Assú, a mesma capacitação, realizada na noite da última terça-feira (6), mobilizou mais de 80 empreendedores de toda a região, ligados a diversos setores da economia, a exemplo da indústria, comércio e serviços. A palestra se configura como mais uma oportunidade de conhecimento empresarial, voltado para a inovação. Na Região do Vale do Açu os empreendedores já disponibilizam de outra ferramentas como o Projeto do Agente Local de Inovação (ALI), Sebrae Mais e SebraeTEC.

"Essas iniciativas espertam no empresário a visão da inovação como estratégia de aumento de competitividade dos negócios. Temos um ambiente favorável à inovação proporcionado pela atuação do programa Agentes Locais de Inovação entre as empresas da região", explica o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Vale do Açu, Fernando de Sá Leitão.

 

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo