Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

10/04/2013 08h47

Senai inaugura Centro de Capacitação Profissional em Mossoró

O centro permitirá que os alunos operem equipamentos e ferramentas reais

notícias relacionadas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai/RN, em parceria com a Petrobras, inaugura na próxima sexta-feira, dia 12, às 11 h, no Anexo do Senai, em Mossoró, um moderno Centro de Capacitação Profissional para Operação de Sondas - CCPS. No local, será instalado um equipamento de perfuração de poços, a 8ª sonda-escola do país.

O objetivo do Centro é atender a demanda por formação de mão de obra em atividade de construção de poços na indústria de petróleo. Numa área cedida ao Senai pela Prefeitura de Mossoró, com cerca de 1000 m2, foram instalados cinco módulos de treinamento: Bombas de Lama, Movimentação de Cargas, Preparação e Circulação de Fluídos, Operações na Mesa de Perfuração e Treinamento em Altura, além de salas de aula.

No local, serão ministrados treinamentos teóricos e práticos para as funções de plataformistas, torristas e sondadores, tanto destinado aos alunos oriundos do PROMINP (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), quanto alunos-empresa e alunos da comunidade.

O centro permitirá que os alunos operem equipamentos e ferramentas reais, através da prática de alguns processos realizados numa operação normal.

A sonda móvel foi uma das primeiras a realizar perfurações de poços em Mossoró, onde hoje é o Hotel Thermas. Depois de passar por uma recuperação feita pelo próprio SENAI, servirá para as aulas práticas dos cursos da instituição na área do petróleo.

A torre tem cerca de 15 metros de altura e a capacidade de perfuração é de cerca de mil metros. O engenheiro mecânico e professor do Senai-RN, Wilberto Pires, disse que a sonda trará inúmeros benefícios para os estudantes da instituição. "Os alunos já vão sair da instituição com a prática. Vão sair mais profissionais, especializados, mais bem preparados por que fizeram a prática no próprio SENAI", disse.

Atualmente, as aulas práticas sobre sondas são feitas apenas nas visitas de pouco tempo aos equipamentos localizados nos campos de exploração nas mais diferentes áreas do Rio Grande do Norte.

O custo de um equipamento como esse é estimado em cerca de R$ 10 milhões. "Vamos contratar uma empresa para montar, fazer as adequações necessárias para que ela possa se tornar uma sonda-escola com toda a capacidade de servir aos nossos alunos com segurança", destacou Josenilson Dantas de Araújo, diretor de operações do Senai-RN.

O equipamento pertencia à Companhia de Perfuração de Recursos Minerais (CPRM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. O próprio Senai fez a recuperação que custou cerca de R$ 400 mil.

O CCPS 2 já dispõe de outros equipamentos como bomba de lama, tanque de lama, torre, entre outros, para serem usados nas aulas práticas da instituição. Os equipamentos são fruto de uma parceria com a Petrobras.

O Senai-RN conta hoje com mais de 5.200 alunos em Mossoró e cidades vizinhas estudando em 28 áreas de conhecimento, entre elas o setor petrolífero, automação, caldeiraria, metalurgia, mecânica, soldagem, entre outros.

 

Fonte: Fiern


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo